Imagem traz ilustrações de pessoas trabalhando em equipe com equipamentos de tecnologia

Mergulhe no universo da programação com seus alunos e descubra que a atividade não é um bicho de sete cabeças.
Vivemos em um mundo superconectado. É só olhar ao redor para perceber que em praticamente qualquer atividade cotidiana que realizamos há um sistema desenvolvido com o uso de tecnologia. E mais do que isso, todos os aplicativos, jogos e sites utilizados diariamente só existem por causa de um trabalho essencial nos dias de hoje: a programação.
Essa tarefa, que parece ser exclusiva dos experts em computação, pode ser muito divertida, acessível e ainda ajudar no desenvolvimento de diversas competências cognitivas, como raciocínio lógico, criatividade e capacidade de resolver problemas.
Com o intuito de nos aproximar do universo da programação a Fundação Telefônica Vivo criou, em parceria com a Fundação Lemann, o Programaê, uma portal de que introduz a prática da programação para crianças e adolescentes.

Imagem mostra frame do site do Programaê, com indicações para programar. Fundo escuro e ilustrações

Na plataforma, completamente interativa, é possível escolher a própria trilha de conhecimento, dentro das categorias web, aplicativos ou games. Cada etapa é composta por videoaulas e atividades objetivas que ensinam o passo a passo.
O site ainda traz planos de aula que podem ser adaptados de acordo com o número de alunos, disciplinas e equipamentos disponíveis para a atividade. Para incentivar o engajamento dos estudantes, as trilhas são protagonizadas por personagens de sucessos como a animação Frozen e a saga Star Wars.

Aprender a lidar com programação pode despertar inúmeras habilidades em alunos e professores, e serão aproveitadas não apenas em diversas disciplinas escolares, como em todos os aspectos da vida. Que tal experimentar?

Programaê de A a Z