Brasileiros e estrangeiros de Argentina, Chile, Colômbia, Espanha e Venezuela unirão esforços para transformar a Escola Primavera, especializada no atendimento a jovens com deficiência

Pessoa com camiseta do Vaciones Solidarias, projeto de voluntariado internacional, está com as mãos segurando objeto

Um mês depois de ter transformado a vida de uma escola da periferia de Manaus, o  Vacaciones Solidárias chega a Curitiba. Uma das principais inciativas de voluntariado da Fundação Telefônica Vivo, o programa reúne colaboradores de diversos países dispostos a doarem 15 dias de suas férias em prol de ações sociais e educativas.

Na capital paranaense, o Vacaciones Solidárias contará com a participação de 13 voluntários, sendo três brasileiros e dez estrangeiros, vindos de Argentina, Chile, Colômbia, Espanha e Venezuela. A partir de 10 de setembro, eles unirão esforços para transformar a Escola Especializada Primavera, que atende 164 crianças e jovens deficientes.

Como na edição anterior, os voluntários passarão por uma capacitação usando a metodologia do Design Thinking e, em grupos, terão a missão de tornar a escola mais conhecida pela comunidade, pensar em estratégias que melhorem o processo de inclusão dos alunos no mercado de trabalho e proporcionar o acesso a novos conhecimentos e inovação, como programação de software.

“Só de saber que vamos ajudar pessoas com deficiência mental já enche meu coração de alegria e satisfação. Acho que o maior desafio será o cronograma apertado, mas estou confiante”, revela o voluntário brasileiro Jonas Teixeira Barros, analista de suporte a vendas de Brasília (DF).

Um trabalho pela inclusão

Pessoa com camiseta do Vaciones Solidarias, projeto de voluntariado internacional, usa tablete ao lado de criança

Os benefícios do Vacaciones Solidárias

Impacto social, transformação pessoal, histórias de vida, multiculturalismo e muitos sentimentos aflorados seguem como marcas do programa Vacaciones Solidárias, que desde 2005 já permitiu a mais de 900 colaboradores voluntários de 25 países viverem uma experiência transformadora!

Além do fortalecimento da escola, o projeto também promove a transformação e a sensibilização do voluntário, proporcionando, através da convivência e da troca de experiências com quem é beneficiado, uma visão mais inclusiva da sociedade.

Lívia Raquel Souza da Cruz, de São Paulo, se inscreveu no Vacaciones Solidárias em busca dessa transformação pessoal. “Precisava dar mais sentido à minha vida e nada como doar aquilo que nos é mais precioso, como tempo, atenção, carinho e alegria”, diz a analista sênior, que acredita no início de um pequeno legado pessoal.

A assistente administrativa Jamilly Cavalcante Herculano completa o time dos brasileiros e conta ter saído pulando de alegria pela empresa quando recebeu a notícia de que havia sido selecionada.

“Doar minhas férias para viver uma experiência engrandecedora como essa é um verdadeiro presente”. Mesmo sabendo das responsabilidades e grandes desafios que devem surgir, ela aposta na união para que tudo dê certo. “Estaremos em uma cidade diferente, convivendo com muitas culturas e trabalhando com crianças e adolescentes. Mas nosso time já está unido e ansioso para realizarmos o projeto”, revela a voluntária de Fortaleza.

Acompanhe a cobertura completa do Vacaciones Solidárias em Curitiba pelo site e também nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.

Projeto de voluntariado internacional chega a Curitiba