Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

A Fundação Telefônica prorrogou o prazo para inscrições na área para a etapa virtual do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil!

Foram prorrogadas as inscrições para a etapa virtual do Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil!

A Fundação Telefônica prorrogou para 29 de agosto o prazo para a realização de inscrições de estudos e experiências na área para a etapa virtual do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil. De forma inédita, o evento lançará mão das novas tecnologias de informação e comunicação como ferramentas para a discussão em torno da erradicação do trabalho precoce. Assim, a partir de 1º de setembro, começam na Internet os debates sobre o tema. As inscrições devem ser feitas pelo endereço http://pt.encontrotrabalhoinfantil.fundacaotelefonica.com/

As atividades na web convergirão para as apresentações do encontro presencial, marcado para os dias 3 e 4 de novembro, em Bogotá (Colômbia). O tema desta terceira edição será Redes e Inovação para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. A ideia é que o encontro on-line se constitua num amplo espaço de discussão sobre trabalho infantil, onde todos os atores envolvidos possam trocar informações e experiências, sobretudo no âmbito da América Latina. Com isso, pretende-se promover uma discussão contínua entre os participantes e fomentar a criação de uma rede internacional de prevenção e combate ao trabalho infantil.

Entre os especialistas que participarão do evento virtual, já estão confirmados o pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa, um dos redatores do ECA (Brasil); Maria Helena Van Yurick, do Comitê Regional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil da OIT (Chile); a socióloga Virgínia Murilo, coordenadora de uma plataforma contra o trabalho infantil na América Central e República Dominicana (Costa Rica); Isaac Ruiz, Chefe do Programa de Promoção de Direitos de Crianças e Adolescente (Peru); e o sociólogo José Henrique Fernandez, pesquisador sênior do Centro de Informações e Estudos do Uruguai – CIESU (Uruguai). Por meio de ferramentas on-line, os participantes poderão interagir diretamente com eles, em vídeos, mesas-redondas, chats e fóruns, e terão a chance de debater diretamente sobre cada um dos temas.

Além disso, todos os participantes terão acesso a um ambiente de rede social, como Facebook, Twitter, Orkut e Youtube, onde poderão inserir fotos e perfis, além de terem a oportunidade de se comunicar entre si e estabelecer intercâmbio de experiências.

O debate na web ocorrerá até outubro. As inscrições para o público que quer apenas participar das discussões, sem inscrever trabalhos, estarão abertas permanentemente. É esperada a participação de representantes do terceiro setor e de organismos internacionais de 13 países da Ibero-américa, além de responsáveis, nesses países, pela formulação de políticas públicas de combate ao trabalho infantil; professores universitários; pesquisadores e investidores sociais.

Programa Pró-Menino

A Fundação Telefônica desenvolve ações de combate ao trabalho infantil por toda a América Latina, no âmbito do Programa Pró-Menino. No continente, são beneficiadas mais de 170 mil crianças, número que deverá chegar perto de 200 mil ainda neste ano. No Brasil, a instituição atua na erradicação do trabalho infantil através do apoio a 24 organizações em 17 municípios paulistas, protegendo cerca de 10 mil crianças do risco do trabalho precoce.

Sobre a Fundação Telefônica
A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica em El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Prorrogadas as inscrições para a etapa virtual do Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil
Prorrogadas as inscrições para a etapa virtual do Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil