R.I.A 2016: os melhores momentos dos painéis estão disponíveis no nosso canal do YouTube

26 de dezembro de 2016
RIA_Streaming_736x341

Assista aos vídeos da programação exclusiva e interativa sobre como a empatia e o protagonismo geram mudanças sociais.

Agora os vídeos das palestras, painéis e oficinas do Circuito R.I.A. 2016 estão disponíveis em nosso canal do YouTube. Com o tema “Viva o Poder da Empatia em Cada Atitude”, a quarta edição do evento desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo aconteceu no dia 21 de setembro, em São Paulo (SP).

Durante o encontro, jovens, empreendedores e makers foram convidados para discutir sobre como a empatia e o protagonismo podem gerar mudanças sociais. E, agora, você é nosso convidado para conferir tudo o que rolou de mais legal durante o evento. Confira os vídeos:

Painel: Mais empatia, por favor!
O painel de abertura do Circuito R.I.A. 2016 trouxe debates sobre como conciliar a necessidade de se posicionar como protagonista frente a territórios hostis e sem empatia. O norte-americano Dale Stephens, criador do movimento UnCollege, a filósofa Márcia Tiburi e Monique Evelle, protagonista jovem, negra e periférica, diretora de Inspiração do Desabafo Social, dividiram experiências individuais e de projetos no qual atuam. A apresentadora Rosana Hermann foi convidada para mediar a apresentação.

Palestra: Qual o seu sonho de mudança?
Mestre de cerimônias do evento, Edgard Gouveia, cofundador do Instituto Elos, relembrou alguns momentos marcantes da sua infância e contou como praticar esportes coletivos o ajudou a conhecer e a gostar do ser humano. Com uma palestra totalmente interativa, Edgard propôs brincadeiras e desafios que usam a conexão, a empatia e o protagonismo.

Painel: Quem tem conexão… muda o mundo
A roda de conversa Quem tem conexão… muda o mundo debate o ativismo em meio a um mundo cada vez mais conectado. O bate-papo foi mediado pela antropóloga e consultora do estudo Juventude Conectada, Rita Alves, com a participação de Caio Ishida, homem transgênero e militante do movimento Juntos!  e Ariel Kogan, coordenador da ferramenta Eu Voto e consultor do AppCívico.

Oficina: Empatia: Eu pelos seus olhos
Os palhaços Álvaro Lages (Pelanca) e Claudio Thebas (Olímpio), do Forças Amadas, são potentes mensageiros da empatia. Os palestrantes montaram esquetes ao vivo para tratar sobre situações relacionadas à ausência de empatia entre as pessoas.

Painel: Aprendendo com a rede
Como as novas tecnologias de informação podem contribuir para criar ambientes de aprendizagem mais condizentes com as demandas atuais dos estudantes? Este foi o desafio discutido no painel Aprendendo com a rede, com a participação de Tainan Piantavinha pesquisadora e estudante universitária de Rádio e TV, e com o professor de psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luciano Meira.

Oficina: Programaê: programe o seu mundo!
Para exemplificar como a linguagem de computadores pode ser acessível e simples, o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) Francisco Isidro usa como exemplo as plataformas de aprendizagem disponíveis no site Programaê!, uma parceria entre a Fundação Lemann e a Fundação Telefônica Vivo que busca aproximar a programação do cotidiano de jovens de todo o Brasil.

Painel: Juventude Conectada: luz, câmera… ação
Este painel discute o empreendedorismo sob a perspectiva de ferramentas surgidas na era digital e da ressignificação sobre o que é sucesso. A mente criativa por trás da série Juventude Conectada, Luiz Bolognesi, o escritor Ricardo Terto, e o viajante e criador do WorldPackers, Riq Lima, foram os palestrantes do painel, mediados pela diretora-executiva do Social Good Brasil, Carolina de Andrade.



Deixe uma resposta aqui