Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Confira as sete matérias mais lidas sobre educação no site da Fundação Telefônica Vivo

Em 2019, a Educação foi um assunto que despertou muito interesse por parte dos brasileiros. A Fundação Telefônica Vivo, comprometida com a agenda de inovação educativa no país, colaborou com a discussão sobre o tema e se fez presente em alguns eventos seja como apoiadora ou como participante em diversas mesas e painéis.

Um deles foi o 17º Fórum Nacional da Undime, que reuniu cerca de 1.500 dirigentes e gestores educacionais brasileiros no município de Mata de São João (BA) para debater temas como Fundeb e implementação da BNCC. A Fundação também esteve presente no 3° Congresso Internacional de Jornalismo de Educação,que promoveu um debate aprofundado sobre o papel da comunicação na busca pela educação de qualidade e em como contornar os desafios que surgem nesse processo.

Com a missão de colocar o debate sobre a educação no Brasil em um novo patamar, o evento Educação 360 Internacional chegou a sua 6ª edição em 2019. A Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ), foi palco de uma série de palestras, workshops, mesas de discussão e troca de ideias entre centenas de participantes do Brasil e do mundo.

Em parceria com o jornal Folha de S. Paulo, a Fundação Telefônica Vivo realizou a 4ª edição do Seminário de Inovação Educativa, evento que marcou a premiação dos projetos vencedores do Desafio Inova Escola, iniciativa que faz parte do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação ”la Caixa”, que premiou os cinco melhores projetos de inovação educativa do país.

Para finalizar, selecionamos as sete matérias que mais se destacaram no site da Fundação Telefônica Vivo ao longo do ano. Relembre!

Quiz: Descubra qual a prática pedagógica que mais combina com você!

Cada vez mais, a sala de aula demanda práticas pedagógicas que não apenas potencializem a aprendizagem, mas que também contribuam para o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes. Mas dentre as diversas opções de práticas pedagógicas, qual delas mais combina com você? Preparamos um teste para verificar qual tem mais a ver com o seu perfil, além de exemplos práticos e inspiradores de quem já faz para poder aplicar qualquer prática na sua escola de acordo com a situação.

10 filmes brasileiros que deixam qualquer aula mais interessante

O cinema é uma das maneiras mais dinâmicas de se contar histórias e pode ser uma ótima ferramenta para professores que querem deixar o seu ensino mais lúdico e próximo da realidade dos estudantes. O audiovisual permite ao aluno trazer ensinamentos de um tema para o cotidiano, fazendo também com que o aluno agregue mais repertório para sua vida. Com a ajuda de uma especialista na área da educação, fizemos uma lista de 10 filmes brasileiros que potencializam o ensino e a aprendizagem.

Como a BNCC contribui para indicar os caminhos da educação no Brasil

O que toda criança e todo jovem brasileiro têm direito de aprender? Quais competências espera-se que os estudantes desenvolvam em cada uma das fases escolares? As respostas para essas questões podem ser encontradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um dos sete temas importantes para a educação nos próximos anos.

Educadoras trocam experiências sobre inovação

Frame do vídeo da Fundação Telefônica Vivo

Para comemorar o Dia dos Professores em 2019, reunimos duas educadoras da rede municipal de Sergipe para trocar experiências sobre inovação e contar sobre os projetos desenvolvidos em sala de aula. Com contextos diferentes, elas se encontraram em um propósito: a melhoria contínua de práticas pedagógicas. As educadoras contaram suas vivências e tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimentos sobre a realidade escolar de cada uma.

Sete temas importantes para a educação nos próximos anos

O movimento Educação Já elencou as prioridades da área para 2019 a 2022, repleta de desafios para o ensino e também para a aprendizagem. Governança, financiamento e formação de professores são apenas alguns dos grandes desafios da educação no Brasil. O conjunto de medidas busca combater problemas que, há muito tempo, atingem a educação: a cada 100 crianças, apenas metade sabe ler aos nove anos.

Os desafios para a inclusão de refugiados nas escolas

Imagem mostra um homem em frente a uma parede desenhada

Mais de 18 milhões de imigrantes e refugiados pelo mundo são crianças e adolescentes em idade escolar. Metade não está na escola, como apontou o Relatório de Monitoramento Global da Educação da Unesco – Migração, deslocamento e educação: construir pontes, não muros. Além de educação ser um direito, o relatório enfatiza que crianças que não frequentam a escola têm mais chance sofrer abusos ou cair no trabalho infantil. No Brasil, já passam de 73 mil alunos estrangeiros matriculados e acolhimento é a chave para superar as diferenças culturais e de idioma.

10 livros do universo infantojuvenil que marcam a literatura brasileira

Imagem mostra duas crianças deitadas olhando para um livro

Desde a poesia lúdica de Cecília Meireles, o olhar crítico de Ruth Rocha, até os carismáticos personagens de Ziraldo, o universo literário brasileiro passou por constante transformação, ganhando novas cores e contornos à medida que acompanhava o imaginário de cada época. Dos clássicos aos contemporâneos, descubra alguns livros infantojuvenis que impactaram a literatura nacional.

Retrospectiva 2019: veja o que foi destaque em Educação
Retrospectiva 2019: veja o que foi destaque em Educação