Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Confira as sete matérias mais lidas sobre voluntariado no site da Fundação Telefônica Vivo

Imagem mostra colaborada do Grupo Telefônica Vivo sorrindo e fazendo um coração com as mãos, que estão sujas de tinta. Ela veste uma camiseta do Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo

O trabalho voluntário é uma das maneiras de promover grandes transformações sociais. Além de oferecer uma nova perspectiva sobre o mundo, ajuda a despertar atitudes positivas nos jovens, traz benefícios como empatia, desenvolvimento pessoal e reforço dos laços familiares. E o programa de voluntariado da Fundação Telefônica Vivo teve um ano cheio de realizações.

A 15ª edição do projeto global Dia dos Voluntários Telefônica (DVT) de 2019 beneficiou 47.602 pessoas em 63 instituições espalhadas por 50 cidades brasileiras.No total, foram 8.186 colaboradores voluntários envolvidos em 1.039 atividades de causas diversas, passando pelos campos da saúde, da educação, da assistência social e do acolhimento de idosos.

Em 2019, aconteceu mais uma edição de Vacaciones Solidárias.  Durante o mês de novembro, 13 colaboradores do Grupo Telefônica, vindos de Argentina, Brasil, Equador, Espanha, Peru e Reino Unido, doaram 15 dias de suas férias para aprender e ensinar programação e atividades de pensamento computacional para 187 alunos do Centro Social Nossa Senhora da Penha (CENHA).

A Fundação Telefônica Vivo também marcou presença no Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais, que em sua 8ª edição reuniu aproximadamente 200 pessoas em São Paulo. Os destaques da programação ficaram em torno do debate sobre a atuação junto a comunidades, sustentabilidade, diversidade, meios de colaboração e cases de empreendedorismo social.

A seguir, listamos as notícias sobre voluntariado que mais se destacaram no site da Fundação Telefônica Vivo. Relembre!

Seis propostas diferentes de trabalho voluntário para fazer em 2019

Que tal usar parte do seu tempo livre para fazer o bem? O trabalho voluntário é uma ótima alternativa para impulsionar as causas que você acredita, além de ajudar no desenvolvimento pessoal, uma vez que oferece a oportunidade de aprender com os outros, aprimora suas habilidades e aumenta a empatia e o bem-estar.

Voluntariado empresarial retém talentos e ajuda a superar desafios

Você já parou para pensar na potência de um programa de voluntariado empresarial? Quando bem estruturado, pode mobilizar as empresas e seus colaboradores para trabalhar em prol do impacto social positivo, criando uma verdadeira corrente de solidariedade. Um bom programa de voluntariado empresarial pode contribuir com o desenvolvimento profissional e a retenção de talentos dentro das instituições.

Trabalho voluntário ajuda a despertar atitudes positivas nos jovens

Imagem mostra algumas pessoas segurando latas de alumínio em frente a caixas de papelão

No Brasil, 4,4% da população faz algum tipo de trabalho voluntário, segundo levantamento mais recente do IBGE, o equivalente a 7,4 milhões de pessoas. Entre o grupo de 14 e 24 anos, o percentual é de 2,9%. Com o voluntariado, empatia, percepção da realidade e aprendizados são apenas alguns dos benefícios que adolescentes podem ter.

Voluntária cria bonecas para crianças semelhantes a seus donos

Amy Jandrisevits tem 45 anos, é mãe de três filhos e sempre gostou de costurar. Desde 2015, a americana transformou a sua mesa de jantar em um espaço de trabalho, onde faz bonecas que ajudam crianças a ficarem mais confiantes de ser diferentes das outras. Amy criou o projeto Uma boneca como eu e fabrica figuras de pelúcia que são idênticas a crianças com características específicas ou que tenham algum tipo de deficiência.

Voluntária se veste de Mulher Maravilha e leva alegria para os hospitais

Aestilista Andreia Alvarez Schnorr posa para foto fantasiada de Mulher Maravilha ao lado de uma menina que usa uma coroa de flores na cabeça

A estilista Andreia Alvarez Schnorr é uma entusiasta de personagens e caracterizações. Aos quarenta anos, recém-separada de um casamento abusivo, Andreia voltou da Espanha – onde morou com o marido e o filho durante onze anos – em busca de um novo caminho, no Brasil, especificamente em São Paulo. Hoje, aos 44 anos, ela reencontrou sua força interior com a ajuda das personagens que criou para trabalhar como voluntária em hospitais.

5 programas de voluntariado internacional para você conhecer e se engajar

Imagem mostra um grupo de pessoas sorrindo e segurando alguns objetos, como garrafas de plástico em frente a caixas de papelão

Que tal aliar a oportunidade de fazer trabalho voluntário com a chance de conhecer outro país? Uma das possibilidades para fazer as duas coisas é participar de um programa de voluntariado internacional, oferecido por diferentes instituições ao redor do mundo. Viajar e ser voluntário ao mesmo tempo já é uma realidade. Saiba mais!

Voluntariado em escolas aproxima comunidade da educação

Imagem de duas crianças, de uniforme escolar, sentadas e utilizando fones de ouvido. Na frente de uma deles, uma mulher com uma camiseta de voluntária sorri.

Atividades de voluntariado em escolas podem ajudar a fortalecer os vínculos com a comunidade, expandindo o aprendizado e agregando experiências a todos os envolvidos. A Fundação Telefônica Vivo, por exemplo, trabalha com grupos de colaboradores voluntários em escolas em diferentes programas, como o Pense Grande e o Programa de Voluntariado.

Retrospectiva 2019: veja o que foi destaque em Voluntariado
Retrospectiva 2019: veja o que foi destaque em Voluntariado