Seis propostas diferentes de trabalho voluntário para fazer em 2019

17 de abril de 2019

Confira a lista e descubra qual causa se encaixa mais ao seu perfil para se planejar

Que tal usar parte do seu tempo livre para fazer o bem? O trabalho voluntário é uma ótima alternativa para impulsionar as causas que você acredita, além de ajudar no desenvolvimento pessoal, uma vez que oferece a oportunidade de aprender com os outros, aprimora suas habilidades e aumenta a empatia e o bem-estar.

Mas, começar um trabalho voluntário exige compromisso e planejamento para encontrar atividades que se encaixam na sua rotina. Para ajudar nessa escolha, separamos uma lista com seis propostas diferentes (e flexíveis) de voluntariado!

Quero na Escola

Gostaria de levar até os estudantes da rede pública conhecimentos que eles realmente querem aprender? É esse o objetivo principal do projeto Quero na Escola, que se propõem a ouvir as demandas dos estudantes e a conectá-los com voluntários dispostos a ensinar conteúdos que vão além do currículo obrigatório.

De confeitaria a fotografia, os pedidos são divulgados nas redes sociais da organização e os voluntários interessados inscrevem-se para as vagas. Uma vez selecionados, a Quero na Escola faz toda a articulação com a instituição de ensino para agendar os encontros.

Voluntária do Quero na Escola, plataforma que incentiva o trabalho voluntário, está mostrando atividade em tela do computador para jovens em sala de aula.

CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil, dedicada a prestar serviço voluntário de apoio emocional e prevenção do suicídio. Funciona assim: o voluntário conversa pelo telefone da central, de forma anônima, sigilosa e sem julgamentos.

Para participar é preciso ter mais de 18 anos, passar por um curso gratuito de preparação (que pode ser feito virtual ou presencialmente em uma das unidades da associação) e dedicar quatro horas por semana a conversas via telefone, voip ou chat.

Força Tarefa Brumadinho

De acordo com a plataforma de voluntariado Atados, a procura por trabalhos voluntários relacionados a desastres ambientais aumentou muito após o rompimento da barragem de Brumadinho (MG). A plataforma disponibiliza uma série de vagas que oferecem alternativas para a reorganização social da comunidade.

As ações englobam: aulas de Educação Financeira, gestão de grupos para reestruturação social, recreação para crianças, consultoria em Segurança Alimentar para orientar as comunidades atingidas e resgate da memória do município.

Placa do Atados, incentivando a inscrição para trabalho voluntário, está colocada em gramado.

Instituto Reintegração do Refugiado

Aprender outro idioma, conectar-se a outra cultura, reestruturar-se financeiramente e lidar com a distância do país de origem são apenas alguns dos desafios que refugiados encontram ao recomeçar a vida em outro lugar. O Instituto Adus, mobiliza voluntários para auxiliar em projetos de reintegração.

Dentre as atividades disponíveis estão ensinar português, atuar como agente de qualificação profissional para recolocação no mercado de trabalho e formar os refugiados como professores de idiomas, uma maneira de ajudá-los a gerar renda extra para suas famílias.

Voluntários e refugiados estão dançando em roda durante atividade promovida pelo Instituto Adus.

Cruz Vermelha

Ajuda humanitária é uma alternativa muito impactante dentre as oportunidades de voluntariado. A Cruz Vermelha Brasileira é uma das principais organizações responsáveis por oferecer serviços na área da saúde, desastres naturais, doações de cestas básicas e primeiros socorros.

Se você tem mais de 18 anos e está disposto a participar das reuniões e treinamentos oferecidos pela instituição para prepará-lo para as ações comunitárias, pode preencher o formulário da organização e obter mais informações sobre os projetos do ano.

Dois voluntários com a camisa da Cruz Vermelha Brasileira estão carregando um homem apoiado em seus ombros. A instituição incentiva vários tipos de trabalho voluntário.

Trip Voluntária

Está pensando em fazer uma viagem em 2019? Por que não unir trabalho voluntário e turismo em uma única oportunidade? A Trip Voluntária é uma iniciativa para promover o turismo sustentável, e engajar o viajante com a comunidade local, oferecendo trabalhos pontuais de acordo com cada projeto.

A equipe do Trip Voluntária, em parceria com a organização de volunturismo Vivalá, divulga o destino das expedições, detalha o que será feito em cada comunidade de acordo com as necessidades locais, e disponibiliza mentorias e formações ao longo da experiência.

Menino usando máscara está grafitando muro durante trabalho voluntário promovido pela Trip Voluntária.

As causas mais apoiadas

Segundo a plataforma Atados, de janeiro até abril de 2019, as vagas mais buscadas estão relacionadas a Crianças e Jovens (11%),  Proteção Animal (8,6%) e Educação (6,6%), Combate à pobreza (7%), Meio Ambiente (6,8%) e Mulheres e Idosos (6,6%).

“Se somarmos a porcentagem de Educação com a de Crianças e Jovens, que estão geralmente relacionadas, essa categoria toma a dianteira nas inscrições para voluntariado”, analisa Gabriel Nardelli, que faz parte da equipe de comunicação da Atados. “As pessoas buscam uma mudança de carreira ou uma alternativa para atuar em outra área”.