Vale a pena verde novo: apps ajudam a preservar o planeta e até barrar crimes ambientais

05 de junho de 2017
Folha verde em formato de coração

Ferramentas online nos lembram que sempre é tempo de mudarmos o presente buscando um futuro melhor

Em 5 de junho de 1972 a ONU organizou a primeira grande reunião de chefes de Estado para tratar das questões relacionadas à degradação do planeta e seus recursos naturais. A partir daí, ficou estabelecido 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente.

Quarenta e cinco anos depois da chamada Conferência de Estocolmo, o modo como tratamos nossos rios, florestas e mares não mudou muito. O desmatamento, a poluição e o descarte incorreto do lixo são exemplos de alguns dos problemas que ainda enfrentamos.

Como sempre é tempo de mudarmos o presente buscando um futuro mais verde, selecionamos seis aplicativos que podem nos ajudar a cuidar um pouquinho melhor do nosso planeta, seja economizando água no banho, denunciando irregularidades seja jogando online. Confira:

icone_sai_desse_banho_150x150Sai desse banho

Você demora muito tempo no banho? Se sim, saiba que isso pode gerar um desperdício de litros de água. Pensando nisso, a Starts With You – Começa Com Você (SWU), movimento de conscientização pela sustentabilidade, criou o Sai desse banho. O aplicativo funciona como um despertador ecológico: se você demora mais de 12 minutos no chuveiro, uma música começa a tocar. O objetivo é alertar mais pessoas para o desperdício da água. Disponível para sistema iOS.

icone_sistema_urubu_150x150Sistema Urubu

Nas estradas do Brasil, todos os anos, mais de 450 milhões de animais silvestres são atropelados. Para ajudar na resolução do problema foi criado o Sistema Urubu, aplicativo que é alimentado pelos usuários. No momento em que você encontra um animal morto na rodovia, é possível registrar uma foto no sistema. Se aprovada, a imagem fica disponível na plataforma Urubu Map para que o governo e concessionárias tomem providencias com relação às rodovias. Disponível para iOS e Android.

icone_portal_meio_ambiente_150x150Portal Do Meio Ambiente

Você sabe o que acontece no meio ambiente? Para manter mais pessoas informadas sobre os acontecimentos do nosso planeta Terra o app Portal do Meio Ambiente traz notícias sobre o mundo e informações sobre fenômenos naturais. Disponível para os sistemas iOS e Android.

icone_quiz_meio_ambiente_150x150Quiz – Meio Ambiente

Melhor do que aprender, é aprender se divertindo. E é essa a proposta do Quiz – Meio Ambiente. O jogo apresenta perguntas sobre cuidados ambientais. Conforme o usuário acerta as respostas, ele passa a acumular pontos. Disponível para Android.

icone_coleta_divertida_150x150Coleta Divertida

O jogo Coleta Divertida ensina o usuário a reciclar. De forma lúdica, ele apresenta as cores da reciclagem e quais materiais podem ser descartados dentro de cada recipiente. O aplicativo é uma ótima opção para as crianças aprenderem desde cedo o valor da reciclagem. Disponível para Android.

icone_meu_ambiente_150x150Meu Ambiente

O aplicativo Meu Ambiente visa levar a fiscalização até as mãos de mais usuários. A tecnologia funciona como um sistema de denúncias de infrações e crimes ambientais. No aplicativo é possível selecionar o tipo de crime encontrado para ajudar os órgãos fiscalizadores. Disponível para sistema iOS e Android.