Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Apps que ajudam preservar o planeta nos lembram que sempre é tempo de mudarmos o presente buscando um futuro melhor e muiti mais verde

Folha verde em formato de coração

Ferramentas online nos lembram que sempre é tempo de mudarmos o presente buscando um futuro melhor
Em 5 de junho de 1972 a ONU organizou a primeira grande reunião de chefes de Estado para tratar das questões relacionadas à degradação do planeta e seus recursos naturais. A partir daí, ficou estabelecido 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente.
Quarenta e cinco anos depois da chamada Conferência de Estocolmo, o modo como tratamos nossos rios, florestas e mares não mudou muito. O desmatamento, a poluição e o descarte incorreto do lixo são exemplos de alguns dos problemas que ainda enfrentamos.
Como sempre é tempo de mudarmos o presente buscando um futuro mais verde, selecionamos seis aplicativos que podem nos ajudar a cuidar um pouquinho melhor do nosso planeta, seja economizando água no banho, denunciando irregularidades seja jogando online. Confira:

Sai desse banho
Você demora muito tempo no banho? Se sim, saiba que isso pode gerar um desperdício de litros de água. Pensando nisso, a Starts With You – Começa Com Você (SWU), movimento de conscientização pela sustentabilidade, criou o Sai desse banho. O aplicativo funciona como um despertador ecológico: se você demora mais de 12 minutos no chuveiro, uma música começa a tocar. O objetivo é alertar mais pessoas para o desperdício da água. Disponível para sistema iOS.
 

Sistema Urubu
Nas estradas do Brasil, todos os anos, mais de 450 milhões de animais silvestres são atropelados. Para ajudar na resolução do problema foi criado o Sistema Urubu, aplicativo que é alimentado pelos usuários. No momento em que você encontra um animal morto na rodovia, é possível registrar uma foto no sistema. Se aprovada, a imagem fica disponível na plataforma Urubu Map para que o governo e concessionárias tomem providencias com relação às rodovias. Disponível para iOS e Android.
 

Portal Do Meio Ambiente
Você sabe o que acontece no meio ambiente? Para manter mais pessoas informadas sobre os acontecimentos do nosso planeta Terra o app Portal do Meio Ambiente traz notícias sobre o mundo e informações sobre fenômenos naturais. Disponível para os sistemas iOS e Android.
 

 

Quiz – Meio Ambiente
Melhor do que aprender, é aprender se divertindo. E é essa a proposta do Quiz – Meio Ambiente. O jogo apresenta perguntas sobre cuidados ambientais. Conforme o usuário acerta as respostas, ele passa a acumular pontos. Disponível para Android.
 

 

Coleta Divertida
O jogo Coleta Divertida ensina o usuário a reciclar. De forma lúdica, ele apresenta as cores da reciclagem e quais materiais podem ser descartados dentro de cada recipiente. O aplicativo é uma ótima opção para as crianças aprenderem desde cedo o valor da reciclagem. Disponível para Android.
 

 

Meu Ambiente
O aplicativo Meu Ambiente visa levar a fiscalização até as mãos de mais usuários. A tecnologia funciona como um sistema de denúncias de infrações e crimes ambientais. No aplicativo é possível selecionar o tipo de crime encontrado para ajudar os órgãos fiscalizadores. Disponível para sistema iOS e Android.

Vale a pena verde novo: apps ajudam a preservar o planeta e até barrar crimes ambientais
Vale a pena verde novo: apps ajudam a preservar o planeta e até barrar crimes ambientais