Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Conheça a jornada empreendedora de jovens de diferentes cantos do país, que fazem a diferença em suas comunidades.

A imagem mostra dois jovens empreendedores sentados em poltronas azuis dentro de um estúdio de som

Sonhos, paixão, desafios, amadurecimento, ir além e acreditar. Essas são algumas das palavras mais faladas nas rodas de bate-papo entre os jovens participantes do programa Pense Grande Incubação da Fundação Telefônica Vivo.

Com os olhos brilhando, mentes recheadas de ideias e vontade de fazer acontecer, esses jovens narraram suas trajetórias empreendedoras na Websérie Pense Grande Incubação, que estreia hoje, 20 de fevereiro.

Ao longo de quatro episódios, as histórias de vida, os negócios sociais transformadores e a trajetória desses jovens espalhados por diferentes estados do Brasil ganham voz. A cada depoimento, fica evidente que o desafio de tirar uma ideia empreendedora do papel ou desenvolver um projeto de impacto social requer esforço, mas não é um sonho impossível.

Parte dessa jornada aconteceu durante as atividades, mentorias, encontros e ferramentas oferecidas pelo Pense Grande Incubação em 2018, quando os empreendedores receberam apoio para abrigar e desenvolver seus negócios sociais.

Quem é essa galera?

O primeiro capítulo da série apresenta os jovens empreendedores e a diversidade de realidades onde vivem. “A dimensão de vida que eu tenho, comparada com outras pessoas de lugares como Curitiba ou Recife, é tão diferente, que às vezes nem dá para acreditar”, comenta Gustavo de Mendonça, 17 anos, de São Paulo, criador do Integra Mais, site e aplicativo de divulgação de informações de escolas e locais adaptados e vagas de emprego para pessoas com deficiência.

Entre os demais participantes também está Priscila Bittencourt, 32 anos, do Rio de Janeiro, uma das criadoras do Nuvem Poética.  A plataforma de poesia reúne informações sobre a cena poética brasileira e um selo editorial dedicado aos fazeres literários. “Ser jovem é aceitar o desafio de seguir um caminho que não foi dado, que não foi estabelecido. E que não necessariamente você sabe como vai ser”, acredita.

O segundo episódio narra as causas e os motivos que levaram os jovens a quererem transformar suas realidades. Já no terceiro, é a vez de explorar a trajetória dos jovens empreendedores e em como eles enxergaram as oportunidades de inovar. O último capítulo da websérie, Amanhã, mostra os projetos desenvolvidos, prontos para serem executados, e ainda traz as expectativas dos jovens para o futuro.

Empreendedorismo social como solução

“Eu descobri que tinha uma vontade muito grande de levar a teoria e aplicar na prática. Principalmente para pessoas que não têm acesso a esse tipo de informação”, diz Gabriela Cavalieri, de 19 anos, que mora em São Paulo e é responsável pelo projeto Sistema Filantrópico, que aposta na democratização do acesso às ferramentas gerenciais para tornar o terceiro setor mais eficiente.

Assim como a Gabriela, outros jovens que fizeram parte do Pense Grande Incubação em 2018 estão buscando ampliar suas possibilidades de futuro e resolver problemas de sua comunidade a partir do desenvolvimento de empreendimentos sociais.

E é de olho nessa juventude conectada e disposta a fazer a diferença que o Pense Grande atua, fomentando a cultura do empreendedorismo de impacto social, com o uso de tecnologia. O Programa oferece a jovens de periferias brasileiras formações, ferramentas, assessorias e recursos financeiros, além de valorizar cada indivíduo e suas singularidades.

No Pense Grande Incubação a tecnologia pode ser o centro do negócio ou ainda uma alavanca para que a iniciativa seja viável e atinja patamares que não conseguiria sem esse recurso.

Inscrições abertas

O Edital de inscrição para o Pense Grande Incubação 2019 vem cheio de novidades. O número de vagas disponíveis dobrou e passa a atender 30 negócios sociais de abrangência nacional que façam uso da tecnologia. Além disso, a participação de jovens é a partir de 18 anos, sem limite máximo de idade. Confira o regulamento , inscreva-se até o dia 28 de fevereiro e faça sua iniciativa decolar!

Websérie aborda desafios e emoções do empreendedorismo jovem
Websérie aborda desafios e emoções do empreendedorismo jovem