42 São Paulo

Por que 42?

Chamado 42, o espaço é uma referência à resposta sobre qual seria o sentido da vida segundo o clássico da ficção científica O Guia do Mochileiro das Galáxias – nome de um dicionário fictício, que tem definições e opiniões sobre todo o universo.

Um conceito pedagógico inovador, em que a essência é a formação e o desenvolvimento na cultura digital. Essa é a proposta da 42 São Paulo, que chega ao Brasil pelo Instituto 42 e conta com a parceria estratégica da Fundação Telefônica Vivo.

Voltada para qualquer pessoa com mais de 18 anos, sem custos e baseado no trabalho colaborativo, a 42 São Paulo tem o objetivo de formar pessoas em um mundo cada vez mais dominado pela cultura digital, em que ferramentas como machine learning e inteligência artificial chegaram para ficar e já estão transformação as nossas vidas.

Para atender a demanda por profissionais que saibam trabalhar em equipe, pensar criticamente, elaborar hipóteses e resolver problemas, o empresário francês Xavier Niels criou a primeira unidade em 2013. Hoje, o modelo está espalhado por diversos países, nos quatro continentes do mundo.

Metodologia Inovadora

A 42 São Paulo traz um modelo único que não envolve professores, grade de disciplinas, horários fixos e notas. A aprendizagem segue o conceito da gamificação, baseada em projetos de diferentes áreas de programação, organizados em 21 níveis e que simulam o trabalho no mundo real.

São os participantes que definem quando começam e quando concluem cada nível. O processo costuma durar, em média, três anos para ser concluído e ao longo da jornada a pessoa terá adquirido conhecimento técnico para atuar em diversas áreas do campo tecnológico, além de aprimorar competências como: raciocínio lógico, pensamento sistêmico, crítico e colaborativo, busca por inovação e habilidade de resolver problemas.

Pense Grande

O Programa Pense Grande da Fundação Telefônica Vivo é uma iniciativa que […]

Inova Escola

Em linha com os desafios da atualidade para o desenvolvimento de uma […]