Experiência em Sergipe

Imagem mostra menina de uniforme escolar sorrindo segurando um tablet onde se vê o logotipo do Profuturo Aula Digital

Do clima semiárido ao tropical atlântico, o Estado de Sergipe é o menor em extensão territorial do Brasil, com 21 mil quilômetros quadrados, mas quer expandir suas fronteiras na questão da Educação com o Aula Digital, o projeto que engloba as estratégia integral do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo com a Fundação “la Caixa”.

Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2016, Sergipe está entre os Estados com mais necessidade de melhorar os seus indicadores. Neste cenário desafiador, o ProFuturo passou a atuar junto aos gestores públicos das redes municipal e estadual para contribuir com iniciativas de aprendizagem e o desenvolvimento dos educadores e estudantes sergipanos.

Em uma parceria com o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEED) em Regime de Colaboração com municípios, o Projeto Aula Digital foi levado a 469 escolas municipais e estaduais, em 2018. São mais de 129 mil estudantes beneficiados e 4.690 educadores recebendo formações especiais com temas ligados à inovação educativa, visando a ampliação do repertório e inspirações para novas experiências educacionais.

Este ano, as escolas também receberam os kits tecnológicos com equipamentos para facilitar o acesso à tecnologia e informação dentro da sala de aula, sem desconsiderar as experiências e os saberes locais.

Idealizado por um grupo de educadores em 2009, o Paramitas tem como foco de atuação a emancipação e o empoderamento digital – algo que vai além do acesso às tecnologias, visto que demanda apropriação crítica, participação ativa e autoria colaborativa dos envolvidos em processos educativos. O Instituto realiza projetos no setor público em parceria com secretarias de educação de diversos Estados, como São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio de Janeiro, Bahia, Rondônia, e conta com o apoio do Ministério da Educação no programa EJA Digital.

Logo do Profuturo traz a palavra Profuturo sublinhada em vermelhoLogo da Fundação Telefônica Vivo em azul e púrpuraLogo da Fundação La Caixa traz uma estrela em azul e vermelho

UNESCO

A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a […]

Consed