Desafio Inova Escola – Inscrições encerradas!

ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, promove, entre suas estratégias, a formação continuada e o empoderamento de educadores, pautados pela intensa troca de experiências e conhecimento.

Nesse sentido, foi criado o Desafio Inova Escola, iniciativa que tem como objetivo promover processos inovadores no ambiente escolar que favoreçam a construção de uma cultura de inovação na escola e o desenvolvimento dos estudantes nas habilidades do século XXI.

A primeira edição do Desafio Inova Escola aconteceu em 2019. Educadores das redes de ensino público e privado de todo país foram convidados a identificar uma oportunidade ou necessidade para a transformação de suas escolas e traçar soluções para esses desafios.

É considerado educador todo profissional que ocupe uma função dentro de uma escola, seja docente ou não docente.

Não era necessário ter experiência ou um plano de educação já implementado, o intuito era construir coletivamente!

Uma Trilha Formativa online e colaborativa serviu de guia para o desenvolvimento de um projeto de inovação. Essa etapa funcionou como uma formação gratuita, além de garantir o amadurecimento do plano a ser implementado.

Na primeira fase, inscreveram-se 1.180 escolas. A Trilha Formativa teve a participação de 1.200 equipes de educadores, que envolveram 4.400 profissionais.

Todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal, estiveram representados, totalizando 763 municípios. Das 335 equipes que chegaram ao final da trilha e enviaram os planos de inovação, 25 foram escolhidas como Destaques Regionais.

Na última fase do Desafio, cinco projetos, um de cada região do Brasil, foram reconhecidos por votação popular. Os cinco Destaques Nacionais foram selecionados por uma comissão avaliadora e receberam prêmios que incluem assessoria técnica e apoio financeiro no valor de R$10 mil para colocar em prática o Plano de Inovação desenvolvido ao longo do Desafio.

Infográfico traz os vencedores dos Destaques Nacionais do Desafio Inova Escola: Bastião atômico (Nordeste) Inova IEMA (Nordeste) Itavivo (Nordeste) IFF9! (Sudeste) Guerreiros do campo (Norte)

 

Infográfico traz os vencedores dos Destaques Votação Popular do Desafio Inova Escola: Juntos somos mais fortes (Sudeste) Equipe Santa Terezinha (Nordeste) Nenhum a menos! (Norte) Urbano (Sul) Arteduca (Centro-Oeste)

 

Desafio Inova Escola conta com a parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Movimento de Inovação na Educação. A iniciativa também tem a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Acesse o desafioinovaescola.org.br e saiba mais informações!

 

Etapas do Desafio Inova Escola

 

Inscrição

Puderam se inscrever grupos de 2 a 8 educadores de escolas da rede pública ou privada da Educação Básica (EI, EF, EM) de todo o Brasil.

Trilha Formativa

A trilha era um local de aprendizagem composto por 5 módulos, durante os quais foram realizadas atividades virtuais e presenciais. As ações feitas pelo grupo fizeram parte da construção de um plano de inovação.

Seleção Regional

As propostas válidas foram analisadas por uma comissão avaliadora e foram definidos 25 Destaques Regionais, sendo 5 projetos de cada região do país.

Seleção Nacional

Os 25 Destaques Regionais foram submetidos a uma banca avaliadora compostas por especialistas que selecionam 5 Destaques Nacionais, sem representatividade regional. Além disso, cinco iniciativas foram reconhecidas por voto popular, sendo uma de cada região do país. Os vencedores de 2019 foram revelados durante a 4ª edição do fórum de Inovação Educativa, evento da Fundação Telefônica Vivo em parceria com o jornal Folha de S.Paulo.

Premiação

Os Destaques Nacionais receberam, além de um troféu para a escola, assessoria técnica e R$ 10 mil de verba por projeto selecionado para apoiar a implementação do plano de inovação. Educadores também participam de intercâmbio com outras escolas inovadoras brasileiras em 2020.

 

INICIATIVA
UM PROGRAMA DA
COORDENAÇÃO TÉCNICA
APOIO



Notícias


Acervo


Projetos



UNESCO

A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a […]



Consed

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) é uma associação de […]



Profissão Professor

O Profissão Professor é uma iniciativa inédita no Brasil dedicada à valorização […]