Vamos transformar a educação?

Se você chegou até este material é porque, assim como nós, está em busca de transformações que melhorem a qualidade da educação que hoje é oferecida aos nossos jovens. Uma educação que os prepare, de fato, para serem cidadãos do século XXI.

Simples? Sabemos que não. Impossível? Também não!

Já sabemos que há muita coisa acontecendo, muita gente buscando o mesmo, traçando os próprios caminhos e chegando a soluções bem diferentes umas das outras. Precisávamos entender melhor como esses processos acontecem na prática, no dia a dia. Fomos então conhecer mais de perto experiências de transformações em mais de 30 escolas, consideradas referências na inovação educacional no Brasil e no mundo.

Essas experiências nos mostraram que, independentemente de quaisquer fatores, a inovação só aconteceu quando aquela ideia, mesmo que pequena e despretensiosa, conquistou aqueles que estavam ao seu redor, fazendo com que todos se sentissem pertencentes e responsáveis pela transformação, resultando em novas ideias, que engajariam ainda mais pessoas.

EUA
Nicarágua
Colômbia
Brasil
Chile
Argentina
Finlândia
Suécia
Reino Unido
Portugal
Grécia
África do Sul
Quênia
Índia
Bangladesh
Tailândia
Indonésia
Austrália
Nova Zelândia

As perguntas iniciais que nortearam a nossa pesquisa – presencial ou em forma de pesquisa on-line – foram feitas sempre com o objetivo de se chegar o mais perto possível do “como” aconteceram os processos nas escolas. Ouvimos diretores, professores, coordenadores pedagógicos e estudantes e, claro, não encontramos uma receita mágica para compartilhar com você. Não há fórmula para que a transformação aconteça instantaneamente na sua escola.

O que esperamos é que este material seja um convite para a experimentação e um suporte para processos de transformação.

Ele está recheado de diversos casos que, certamente, vão inspirar na criação da sua receita, com os ingredientes que você tem ao seu redor, para alimentar sua fome de inovação.

Mas mudar é mesmo preciso?

Antes de colocar a mão na massa, é importante que você esteja minimamente convencido de que inovar é fundamental. Vivemos em um mundo gigante e passamos da marca dos sete bilhões de habitantes. Todos com suas particularidades, histórias e vidas específicas. Pequenos grandes universos dentro de cada pessoa, com seus pontos de vista que complementam ou se chocam com os de outras pessoas.

Hoje, esses pontos de vista são muito mais divulgados, graças a avanços tecnológicos e redes sociais. Mais do que nunca, na nossa história, temos muito mais informação sendo compartilhada. Precisamos levar em conta que nossos horizontes foram expandidos, não só em número de pessoas, mas também no alcance de nossas aprendizagens, referências e opiniões. A era industrial já passou e, agora, estamos na era digital.

No entanto, algo muito importante permanece igual em vários lugares do Brasil e do mundo: a escola. Tudo mudou muito rápido e a educação precisa mudar também. Da forma como está, a escola tem dificuldade de dar conta do recado e manter bons resultados, que vão desde um melhor desenvolvimento dos alunos até o combate à defasagem entre idade e série, diminuindo a repetência e a evasão escolar.

Essa mudança não deve acontecer só com a redefinição de como as atividades e o conteúdo são apresentados em sala de aula. É preciso que você tenha claro o objetivo de preparar crianças e adolescentes para a vida, ajudando-os a se desenvolverem integralmente. Isso significa oferecer oportunidades para que se fortaleçam não só nas competências básicas (aquelas também conhecidas como intelectuais), mas também nas competências para o século XXI. Não conhece? Então vamos apresentá-las, divididas em três grandes domínios:

Cognitivas

Interpessoais

Intrapessoais

Lembrete Competência é a capacidade de aplicar os resultados da aprendizagem em um determinado contexto (educação, vida pessoal, relações sociais e desenvolvimento profissional), não se limitando aos elementos cognitivos (uso da teoria, conceitos ou conhecimento tácito, que cada pessoa adquire na vida), mas também abrangendo aspectos funcionais (competências técnicas), atributos interpessoais (habilidades sociais ou organizacionais) e valores éticos.

5 motivos para transformar os modelos educacionais públicos ao redor do mundo:

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Quer mais argumentos?

A realidade do século XXI se caracteriza por mudanças contínuas. Fica cada vez mais evidente a necessidade de formar um indivíduo de maneira holística, com as competências que lhe permitem responder a esse novo ambiente. Os professores devem ter flexibilidade e capacidade de adaptação para acompanhar esse movimento, uma vez que o currículo escolar atual passa a exigir habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação, colaboração, criatividade e inovação.

Então, o que se espera com essas mudanças na sala de aula e, consequentemente, na educação? Cidadãos socialmente participativos, críticos, integrados ao seu meio, solidários, com mais chances de sucesso na trajetória profissional, o que não só reflete na vida de cada um, mas impacta positivamente na economia sustentável de um país e no desenvolvimento humano da nação.

Outro aspecto que justifica tais mudanças é que o modelo de escola tradicional tem se tornado desinteressante, uma vez que fica muito distante da realidade do aluno. É preciso começar a prepará-lo para o mercado de trabalho, tão competitivo e cada vez mais exigente, porque não só o conhecimento técnico faz diferença, mas habilidades como atuar em equipe, ser proativo, criativo etc. têm grande peso no desenvolvimento profissional.

Lembrete Para inovar alguma coisa é preciso inovar-se. Se não fizermos um esforço pessoal para inovar a nós mesmos, não teremos condições de inovar a educação. O caminho que se anda todo dia é mais cômodo, porque é repetido de modo inconsciente. Mas há caminhos novos... Eles podem não ser tão cômodos no início, mas nos levam a lugares surpreendentes!

O que temos hoje no Brasil?

Estes dados estatísticos mostram a seriedade do problema:


É a proporção de alunos que, até 2022, deve ter o aprendizado adequado, segundo as metas estabelecidas pelo movimento Todos pela Educação. Mas quem pode ajudar a educação brasileira a se aproximar dessa meta? Você! Com uma nova escola, isso se torna possível! Uma nova escola que contribua para mudanças no cenário mostrado pelos dados da Prova Brasil de 2013. Veja:

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Fontes: Todos pela Educação, Instituto Montenegro, Prova Brasil 2013, Inep.

Abordagens inovadoras

Algumas escolas brasileiras, e pelo mundo afora, já sabem que há três modalidades de inovação, em que não existe melhor ou pior. Cada uma tem o seu tempo e o seu valor. O contexto é que vai dizer o que é mais adequado no momento. São elas:

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Várias escolas inovadoras que abordamos neste material possuem muitas semelhanças nos seus processos, práticas e experiências de transformação. Relatos e pesquisas evidenciaram a adoção, ainda que intuitivamente, de uma metodologia comum nos tempos da implementação dos processos de inovação nessas escolas. Não necessariamente linear, essa metodologia ajuda na articulação de ações e pessoas envolvidas, englobando três fases:

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Em nossa concepção, inovar em educação é criar e implementar, com sucesso, novas ferramentas, metodologias ou modelos que tornem a gestão de escolas e redes mais eficientes, demonstrando melhoras efetivas na aprendizagem dos alunos. A inovação pode ou não incluir computadores, aplicativos e internet, ocorrer de baixo para cima ou, ao contrário, começar com programas de governo ou a partir de iniciativas dentro de uma sala de aula, ser incremental ou radical, relacionar-se a conteúdos, a métodos ou à gestão.

Há várias razões pelas quais precisamos inovar. A principal delas não é novidade para ninguém: o nosso sistema educacional é atrasado e extremamente ineficiente. Quase metade dos jovens brasileiros não conclui o ensino médio na idade adequada e a principal causa do abandono escolar é o desinteresse. A escola não se mostra relevante ou capaz de motivá-los. Menos de dois em cada dez jovens brasileiros de 17 anos têm conhecimentos básicos e essenciais relacionados à interpretação de texto e ao raciocínio lógico matemático.

Fonte: "Tendência irreversível", 31/08/2015, Estadão

Escolas que inovam sabem que é importante eleger prioridades

Nas escolas pesquisadas, além da metodologia e das modalidades de inovação, notamos também que a temática apresentava semelhanças. E mais: alguns temas se colocavam como prioridades na maioria delas. Observando atentamente, chegamos a seis temas e seus focos, recorrentes nessas histórias de inovação. Esses temas inspiraram a organização deste material. Por isso, vamos tratar de cada um deles que, a partir de agora, definem as páginas do site:

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Iniciando os trabalhos!

Antes de mergulhar nos temas, é importante saber que eles não possuem uma sequência cronológica e não dependem uns dos outros para ser entendidos. No entanto, acreditamos que ler todos eles vai ajudar você a refletir mais sobre os temas e ter contato com as experiências e os relatos que coletamos durante a pesquisa. Para facilitar sua leitura, pensamos em organizar cada tema desta forma:

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Lembrete

Para facilitar o melhor entendimento do texto, destacamos siglas, termos, nome e palavras mais complexas cujos significados estão no Glossário, nos Extras. Também, nas últimas páginas, você encontra os links das escolas inovadoras, de plataformas e métodos de ensino diferenciados, de sites para suas pesquisas, além de sugestões de leitura.