Inova Escola

Quatro jovens sentados em volta de um protótipo

Em linha com os desafios da atualidade para o desenvolvimento de uma educação de mais qualidade no Brasil e de uma sociedade mais justa e sustentável, a Fundação Telefônica Vivo criou em 2013 o Programa Inova Escola, unindo-se a escolas inovadoras de diversas regiões do país para incentivar o uso de tecnologias digitais em seus modelos de ensino e aprendizagem.

Hoje, a Fundação apoia seis escolas públicas que integram o restrito grupo de 1% das unidades escolares com conexão do país: EMEF Desembargador Amorim Lima e Presidente Campos Salles, em São Paulo; EM André Urani/GENTE, no Rio de Janeiro; EMEF Zeferino Lopes de Castro, em Viamão (RS) EM Manoel Domingos de Melo, em Vitória de Santo Antão (PE) e a EMEF Maria Luiza Fornasier Franzin, em Águas de São Pedro (SP). As quatro primeiras fazem parte do Mapa da Inovação e Criatividade do MEC, projeto do Ministério da Educação que identificou iniciativas inovadoras da educação básica do país.

Cada uma delas traz um histórico e um conceito distintos, imprimindo modelos que transformam seus contextos e inspiram outras a mudar também. A fim de estimular suas experiências e práticas pedagógicas com uso de tecnologias, o Inova Escola atua com a criação de soluções para a inovação com base no contexto local, formação para educadores e gestores e disponibilização de conteúdo. Assim, ele é organizado em três eixos:

Estimular: Oferecer formação para inovar na educação a partir de referências e caminhos trilhados.

Incubar: Criar soluções baseadas em cada contexto das escolas apoiadas pelo programa, apoiar a implementação do que foi pensado e avaliar resultados.

Disseminar: Incentivar e provocar a adoção e o compartilhamento de práticas inovadoras por meio de publicações, como por exemplo, Inova Escola e Viagem à escola do século XXI.

O Inova Escola disponibiliza também incremento da infraestrutura tecnológica, propostas personalizadas e contextualizadas, assim como capacitações e acompanhamento aos educadores das escolas apoiadas em suas atividades em aula.

Por meio do Inova Escola, a Fundação Telefônica Vivo acredita que contribuir com o fortalecimento de escolas públicas é também estimular jovens criativos, capazes de solucionar problemas, tomar decisões e exercer a sua cidadania com responsabilidade, construindo um presente alinhado às necessidades do século XXI.

Veja em detalhes a história de cada uma das escolas apoiadas:

Início do programa em 2013. São 06 escolas com práticas inovadoras. Integram o 1% de escolas com a melhor conexão do país. 04 destas escolas foram reconhecidas pelo Ministério da Educação como exemplos de inovação e criatividade na educação brasileira (2015). Estudantes (2016) 2300. Professores (2016) – 175. Tecnologia – 1226. Equipamentos entregues + Incremento de Conexão. Formação Docente (2016) – 150h – média ano/educador. Principais estratégias: - construção colaborativa de soluções; formação de docentes; plataformas digitais de aprendizagem; infraestrutura tecnológica; avaliação. Pegue a estrada para as escolas.

Confira a websérie Inova Escola sobre as iniciativas inovadoras das participantes do projeto:

Pense Grande

O Pense Grande é um programa de difusão da cultura do empreendedorismo […]

Inova Escola

Em linha com os desafios da atualidade para o desenvolvimento de uma […]

Escolas Rurais Conectadas

Atualmente, existem cerca de 67 mil escolas públicas do campo distribuídas nos […]