Colégio Estadual Norma Ribeiro

banner_Norma_Ribeiro

Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Fundação Telefônica Vivo, o Colégio Estadual Norma Ribeiro (CENOR) é a primeira escola com Ensino Médio no Brasil a integrar o Programa Inova Escola.

Para identificar a escola, foi elaborada uma matriz de 19 critérios, com o objetivo de que a selecionada se transforme em um novo campo de experimentação e desenvolvimento de novos modelos de aprendizagem apoiados por tecnologias digitais, buscando, assim, contribuir para a transformação da educação brasileira.

Colégio Estadual Norma Ribeiro Salvador/BA Segmento: Fundamental 2 e Médio Parceiros: Secretaria Estadual da Educação da Bahia Inovações • Formação em Cultura Digital • Protagonismo Estudantil • Aproximação da Comunidade • Parcerias com Instituições do Entorno • Educação Integral • Valorização da Cultura Negra • Implementação Gestão Inovadora e Projeto de Vida

Situado no bairro do Arenoso, na periferia de Salvador (BA), é também a primeira unidade de ensino em que o Inova Escola se une ao Programa Pense Grande que, desde 2013, já foi implantado em vários estados do país, envolvendo mais de 50 mil jovens, compartilhando uma metodologia que se apoia em três pilares: Empreendedorismo, Tecnologia e Comunidade. O CENOR acredita no potencial humano e trabalha pela formação integral de seu estudante, com destaque para a valorização da cultura local, as parcerias com instituições do entorno e a participação das famílias e comunidade para fortalecer as práticas educativas e ampliar os repertórios, não só no âmbito da educação, mas em saúde, cultura e meio ambiente.

A parceria entre os dois programas tem o objetivo de desenvolver e implementar práticas que potencializem a aprendizagem e conectem ainda mais os estudantes do CENOR às competências do século XXI.  A escola integra o Mapa de Inovação e Criatividade do MEC, criado em 2015, o que demonstra que este Colégio já se compromete com processos inovadores há algum tempo.

Assim, as atividades no Colégio iniciaram em 2017 com mentorias para os gestores, formações para os educadores e atividades de empreendedorismo social, Comunicação e Tecnologias e Cultura Digital para os estudantes.

É foco, também, o fomento e a ampliação da participação de estudantes e comunidade na rotina escolar, tendo por base os princípios da gestão democrática, colaboração e corresponsabilidade, incentivando o desenvolvimento de espaços e oportunidades, como o grêmio estudantil, lideranças de classe e conselho escolar.

Confira o vídeo que marca a entrada do Colégio Estadual Norma Ribeiro no Programa Inova Escola!

Pense Grande

O Pense Grande é um programa de difusão da cultura do empreendedorismo […]

Escolas Conectadas

A Fundação Telefônica Vivo incentiva a formação à distância para educadores por […]