Desafio Inova Escola

O prazo para conclusão da Trilha Formativa foi prorrogado. Saiba mais sobre a iniciativa!

O Desafio Inova Escola é uma iniciativa que convida todos os educadores de escolas brasileiras a identificar uma oportunidade ou necessidade de transformação dentro da escola.

Por meio de uma trilha formativa online e colaborativa os educadores serão orientados para a construção de um projeto de inovação educativa para sua escola. Além da formação gratuita, a participação resultará em um plano concreto de inovação, e os melhores planos serão reconhecidos por meio de premiações regionais e nacionais.

Os finalistas recebem, dentre outros prêmios, assessoria técnica e apoio financeiro no valor de R$10 mil para colocar em prática o plano desenvolvido ao longo do Desafio.

O Desafio Inova Escola é promovido pelo Programa ProFuturo, em comemoração aos 20 anos de atuação da Fundação Telefônica Vivo no Brasil. Seu objetivo é fomentar processos inovadores no âmbito escolar que favoreçam a construção de uma cultura de inovação na escola e o desenvolvimento dos estudantes nas competências para o século XXI.

É considerado educador todo profissional que ocupe uma função dentro de uma escola, seja docente ou não docente. Não é necessário ter experiência ou ainda ter um plano ou projeto de educação já implantado. O intuito é construir coletivamente!

Saiba como participar!

 

Etapas do Desafio Inova Escola

 

Inscrição

Inscrição 05 Junho a 19 de Agosto 26 de agosto

Podem se inscrever grupos a partir de 2 até 8 educadores e escolas da rede pública e privada da Educação Básica (EI, EF, EM) de todo Brasil.

Trilha Formativa

5 de Junho a 12 de Setembro 30 de Setembro

A trilha é um local de aprendizagem composto por 5 módulos, durante os quais serão realizadas atividades virtuais e presenciais. As ações feitas pelo grupo irão compor a construção de um plano de inovação.

Seleção Regional

Outubro

As propostas válidas serão analisadas por uma comissão avaliadora que selecionará 25 destaques regionais, sendo 5 projetos de cada região do país.

Seleção Nacional

Outubro a Novembro

Os 25 destaques regionais serão submetidos a uma banca avaliadora compostas por especialistas que selecionarão 5 destaques, sem representatividade regional. Os finalistas serão revelados durante o IV Fórum de Inovação Educativa, um evento da Fundação Telefônica Vivo em parceria com o jornal Folha de S. Paulo.

Premiação

Novembro

Os destaques nacionais recebem além de um troféu para a escola, R$ 10 mil de verba por projeto selecionado para apoiar a implementação do plano de inovação. Assessoria técnica. Educadores também participarão de intercâmbio com outras escolas inovadoras brasileiras em 2020.

 

O Desafio Inova Escola conta com a parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Movimento de Inovação na Educação. A iniciativa também tem a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Tem uma ideia para melhorar a educação? Venha construir novos aprendizados de um modo inovador e colaborativo que pode transformar a sua escola!

Acesse o site oficial, cadastre seu e-mail e faça parte do Desafio Inova Escola!

 

INICIATIVA
UM PROGRAMA DA
COORDENAÇÃO TÉCNICA
APOIO



Notícias


Acervo


Projetos



Pense Grande

O Programa Pense Grande da Fundação Telefônica Vivo é uma iniciativa que […]



Escolas Conectadas

A Fundação Telefônica Vivo incentiva a formação a distância para educadores por meio […]



Programaê!

Lançado em 2014, o Programaê! é um movimento que trabalha pela construção […]