EM André Urani – RJ

GENTE_01

inova escola_andreuraniLocalizado na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, o Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (GENTE) foi criado como uma proposta pedagógica inovadora para alunos dos 7º, 8º e 9º do Ensino Fundamental. Em um prédio sem turmas, séries ou salas de aulas convencionais, os adolescentes são protagonistas de seu próprio percurso de aprendizado, utilizando a tecnologia como ferramenta inovadora e de potencialização educacional.

Desde 2013, a Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e com o Instituto Natura, disponibiliza materiais eletrônicos como tablets, netbooks e lousas digitais para os mais de 450 alunos beneficiados pelo projeto em seus dois anos de atuação. O papel do educador também se transforma à medida que ele tem a sua disposição recursos como a plataforma Educopédia; quando ele usa o material de suporte, que vai desde jogos digitais até vídeos e testes, ele assume um papel de mentor, orientando o aluno e apresentando rotas de aprendizado.

O GENTE está no Mapa de Criatividade e Inovação desenvolvido pelo MEC

A metodologia do GENTE, em que o aluno é central no processo de aprendizagem, conta também com o suporte digital da plataforma Geekie, que potencializa o aprendizado do aluno a partir de suas especificidades. Funcionando em tempo integral, a escola funciona para que os alunos sejam competentes não somente em matérias curriculares como Língua Portuguesa ou Matemática, mas também nas intersecções que podem ser feitas entre elas, derrubando fronteiras entre disciplinas.

Confira o episódio sobre a escola André Urani (GENTE) da Websérie Inova Escola:

Pense Grande

O Programa Pense Grande, criado em 2013, tem como propósito difundir a […]

Inova Escola

Em linha com os desafios da atualidade para o desenvolvimento de uma […]

Escolas Rurais Conectadas

Atualmente, existem cerca de 67 mil escolas públicas do campo distribuídas nos […]