EM Manoel Domingos – PE

preview-full-escolas_inovadoras_sto_antão

A Escola Municipal Manoel Domingos, no município de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, é a primeira escola 100% digital do Nordeste. Em 2016, recebeu o segundo laboratório do projeto Escolas Rurais Conectadas e sendo o primeiro deles, na região Nordeste do país.

Com o apoio da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a prefeitura do município e a empresa Qualcomm Incorporated, o laboratório inclui conexão, bem como tablets e notebooks para uso individual e coletivo de alunos e professores. A estrutura possibilita que os alunos entrem em contato com disciplinas como robótica e programação e comecem a vislumbrar novas possibilidades de futuro e de carreira. Os educadores são capacitados por especialistas do Centro de Estudos Avançados de Equipe de Recife (CESAR), para que possam aproveitar o máximo do potencial que a conectividade oferece. A escola recebe ainda suporte do Núcleo de Tecnologia Municipal, um espaço de promoção à informática e apoio multimídia.

Na Manoel Domingos, o uso da tecnologia digital permite também que os alunos e professores tenham acesso a conteúdo interativo em todo o ambiente escolar. A tecnologia favorece ainda a gestão da sala de aula e a transformação das relações entre alunos e professores, que passam a construir juntos um projeto de educação inovador baseado na curiosidade e no interesse dos alunos, conhecido como pedagogia de projetos.

O corpo docente também recebe formação em inovação pedagógica, tendo a robótica como ferramenta.

Entre as metodologias pedagógicas aplicadas pela escola, destacam-se as Ilhas do Saber. Trata-se de um circuito de aprendizagem organizado em cinco eixos (ou ilhas): a da Medição Docente (espaço da professora), da Leitura, da Escrita, do Game e da Produção Autoral. O intuito é que as ilhas sejam incorporadas à rotina escolar. Assim, os estudantes terão que passar por todas as ilhas diariamente. As salas são Mutisseriadas, o que permite que a professora divida os grupos da forma como convier para a atividade – seja por série, nível de aprendizagem ou faixa etária.

Ao lado da escola Zeferino Lopes, (do projeto Inova Escola), a escola Manoel Domingos faz parte do projeto Escolas Rurais Conectadas, que busca impulsionar processos educacionais exclusivos para as necessidades especificas das escolas do campo.




Notícias

    


Acervo




Projetos



Pense Grande

O Programa Pense Grande, criado em 2013, tem como propósito difundir a […]



Inova Escola

O século XXI impõe novos desafios à nossa sociedade. A fim de […]



Escolas Rurais Conectadas

Atualmente, existem cerca de 67 mil escolas públicas do campo distribuídas nos […]