EMEF Desembargador Amorim Lima – SP

amorim_lima_01

A escola municipal de educação integral, Desembargador Amorim Lima, é uma das primeiras a inovar no campo da educação. Inspirada na Escola da Ponte, de Portugal, deu início a seu processo de transformação arrancando suas grades. Pouco depois, derrubou as paredes de suas salas de aula. Os alunos de diferentes etapas de ensino (ou séries) ficam agrupados, então, em grandes salões multisseriados e são estimulados a gerenciar seu próprio aprendizado. Eles planejam o que querem estudar durante a semana, de acordo com um roteiro padrão estabelecido com o apoio de um professor. São os chamados Roteiros de Estudos.

Este modelo de metodologia inspirou a EMEF Campos Salles por permitir maior autonomia dos alunos durante o aprendizado e possibilitar que os professores acompanhem o progresso de cada um de forma personalizada. A Amorim recebe desde 2013 o apoio da Fundação Telefônica Vivo e do Instituto Natura, que tem possibilitado a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como parte do projeto pedagógico, além de promover a adequação da infraestrutura para o uso das tecnologias.

Parte deste apoio se traduz no desenvolvimento e manutenção de um ambiente virtual exclusivo chamado Plataforma Educacional Amorim Lima

São Paulo/SP Zona Urbana Segmento Fundamental 1 e 2 Inovações - Educadores Mediadores - Formação em Cultura Digital - Formação de educadores dinamizadores - Estudantes autônomos - Roteiro de estudos - Turmas multisseriadas - Implementação de Plataforma Digital de Aprendizagem Personalizada - Salões de Estudos - Avaliação Formativa - Estudantes em Grupos - Portfólio do Estudante - Comunidade ParticipativaA plataforma hospeda todos os dispositivos pedagógicos utilizadospela escola, inclusive os roteiros de estudos pelos quais percorrem os estudantes. Dessa forma, as avaliações também se dão neste ambiente virtual, mas a partir de uma perspectiva formativa, diluída ao longo do processo, em substituição às temidas provas bimestrais. A plataforma também ajuda na organização da intensa participação dos pais no dia a dia da comunidade escolar.

Para aproveitar todos os benefícios da plataforma, os professores recebem aulas diárias, que os mantêm atualizados e assim, podem contribuir para que a aplicação da metodologia seja realizada com sucesso. Em função desse conjunto de inovações, a escola ingressou, em 2015, no Mapa da Inovação e Criatividade do Ministério da Educação (MEC) como uma das 178 escolas mais inovadores do país.

Confira o episódio sobre a EMEF Desembargador Amorim Lima da Websérie Inova Escola:

Pense Grande

O Programa Pense Grande, criado em 2013, tem como propósito difundir a […]

Inova Escola

Em linha com os desafios da atualidade para o desenvolvimento de uma […]

Escolas Rurais Conectadas

Atualmente, existem cerca de 67 mil escolas públicas do campo distribuídas nos […]