EMEF Desembargador Amorim Lima – SP

amorim_lima_01

A escola municipal de educação integral, Desembargador Amorim Lima, é uma das primeiras a inovar no campo da educação. Inspirada na Escola da Ponte, de Portugal, deu início a seu processo de transformação arrancando suas grades. Pouco depois, derrubou as paredes de suas salas de aula. Os alunos de diferentes etapas de ensino (ou séries) ficam agrupados, então, em grandes salões multisseriados e são estimulados a gerenciar seu próprio aprendizado. Eles planejam o que querem estudar durante a semana, de acordo com um roteiro padrão estabelecido com o apoio de um professor. São os chamados Roteiros de Estudos.

Este modelo de metodologia inspirou a EMEF Campos Salles por permitir maior autonomia dos alunos durante o aprendizado e possibilitar que os professores acompanhem o progresso de cada um de forma personalizada. A Amorim recebe desde 2013 o apoio da Fundação Telefônica Vivo e do Instituto Natura, que tem possibilitado a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como parte do projeto pedagógico, além de promover a adequação da infraestrutura para o uso das tecnologias.

Parte deste apoio se traduz no desenvolvimento e manutenção de um ambiente virtual exclusivo chamado Plataforma Educacional Amorim Lima

info_AMORIM_LIMA_vale2A plataforma hospeda todos os dispositivos pedagógicos utilizadospela escola, inclusive os roteiros de estudos pelos quais percorrem os estudantes. Dessa forma, as avaliações também se dão neste ambiente virtual, mas a partir de uma perspectiva formativa, diluída ao longo do processo, em substituição às temidas provas bimestrais. A plataforma também ajuda na organização da intensa participação dos pais no dia a dia da comunidade escolar.

Para aproveitar todos os benefícios da plataforma, os professores recebem aulas diárias, que os mantêm atualizados e assim, podem contribuir para que a aplicação da metodologia seja realizada com sucesso. Em função desse conjunto de inovações, a escola ingressou, em 2015, no Mapa da Inovação e Criatividade do Ministério da Educação (MEC) como uma das 178 escolas mais inovadores do país.

Pense Grande

O Programa Pense Grande, criado em 2013, tem como propósito difundir a […]

Inova Escola

O século XXI impõe novos desafios à nossa sociedade. A fim de […]