EMEF Presidente Campos Salles – SP

preview-full-Campos_Salles_03

Uma das pioneiras na adoção de práticas inovadoras, inspiradas no projeto Escola Ponte, de Portugal, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Campos Salles deu início ao desenvolvimento do Bairro Educador de Heliópolis, que conecta parte dos espaços educativos da comunidade à escola.

Trabalhando sob a perspectiva da Educação Integral, a escola inova ao implantar os chamados Roteiros de Estudo, uma metodologia de ensino em que os alunos gerenciam o próprio aprendizado, sob a orientação de um professor, e fazem um planejamento do que gostariam de estudar na semana de acordo com um roteiro padrão estabelecido para a sua série. O aluno passa de um roteiro para o outro por meio de uma prova oral. A avaliação é feita de forma contínua e entendida como parte do processo formativo. Foram derrubadas paredes entre as salas de aula, transformando salas em salões que unem alunos em diversas etapas de aprendizado no mesmo grupo de estudos. O modelo permite maior autonomia dos alunos durante o aprendizado e possibilita que os professores acompanhem o progresso de cada um de forma personalizada.

A EMEF Campos Salles é uma das quatro escolas apoiadas pela Fundação Telefônica Vivo que foram selecionadas pelo Mapa da Inovação e Criatividade do MEC.

São Paulo/SP Zona urbana Segmento Fundamental 1 e 2 Inovações - Educadores Mediadores - Formação em Cultura Digital - Formação de Educadores Dinamizadores - Estudantes autônomos - Roteiros de estudos - Co-criação de Matriz para qualificar Roteiros de Estudos - Plataforma digital de Aprendizagem - Salões de Estudos - Avaliação Formativa - Bairro Educador - Estudantes em gruposPara fortalecer o processo de ensino e aprendizagem da escola, a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura apoiam, desde 2013, a introdução das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como parte do projeto pedagógico e a adequação da infraestrutura para o uso das tecnologias. Entre os benefícios está o fornecimento de internet e mais de 180 laptops para serem usados pelos alunos durante as aulas na escola. Além disso, o projeto apoia a utilização do  QMágico na escola, uma plataforma digital para abrigar os roteiros digitais usados em sala de aula – mais atraentes e interativos. O intuito é estimular o interesse dos alunos e contribuir com a educação continuada dos professores ao permitir que o ensino seja aplicado no ritmo da criança e ao auxiliá-los a avaliarem o progresso dos estudantes.

Com o QMágico é possível  ajudar cada aluno de maneira individual, utilizando as ferramentas de gestão de conteúdo e colaboração da plataforma, bem como  envolver alunos, pais e professores em todo o processo pedagógico. Os alunos também contam com o Plinks, uma plataforma de aprendizagem lúdica-digital, que estimula alunos do 4º e 7º anos do ensino fundamental da rede pública, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências em língua portuguesa e matemática por meio de jogos, narrativas e desafios diversos.

A plataforma dá feedback em tempo real para o estudante, propondo um novo desafio para que consiga atingir o propósito da atividade. Essa e outras estratégias desenvolvidas pela EMEF Campos Salles tem como foco o desenvolvimento da autonomia e da autogestão na aprendizagem do aluno – habilidades bastante valorizadas pela escola.

Confira o episódio sobre a EMEF Presidente Campos Salles da Websérie Inova Escola:

Pense Grande

O Programa Pense Grande, criado em 2013, tem como propósito difundir a […]

Inova Escola

Em linha com os desafios da atualidade para o desenvolvimento de uma […]

Escolas Rurais Conectadas

Atualmente, existem cerca de 67 mil escolas públicas do campo distribuídas nos […]