EMEF Zeferino Lopes de Castro – RS

escolas_inovadoras_viamão

info_VIAMAO_valeLocalizada na zona rural de Viamão (RS), um dos diferenciais da  EMEF Zeferino Lopes de Castro é ter incluído no currículo escolar a metodologia de projetos de aprendizagem, com uso de pesquisa e tecnologia para auxiliar os alunos na criação de soluções para problemas do dia-a-dia de suas comunidades. Com isso, a ideia é tornar o currículo flexível – moldado de acordo com os interesses dos alunos -, estimular a criatividade das crianças e jovens e permitir que, ainda na infância, eles vislumbrem possibilidades de carreiras relacionadas à tecnologia que podem ser exercidas no campo, se assim quiserem, ou fora dele. O resultado é um aprendizado mais autônomo, baseado na curiosidade dos alunos, que identificam em suas rotinas fora da escola, possíveis problemas a serem resolvidos.

O uso intensivo de tecnologia e pesquisa se tornou realidade na Zeferino Lopes em 2013, com o apoio da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Prefeitura. O intuito é desenvolver nos alunos competências do século XXI como colaboração, criatividade, robótica, programação, entre outras.

A escola faz parte do Mapa de Inovação e Criatividade do MEC e inspirou a secretaria de educação a ampliar o apoio a inovações em + 8 escolas da rede municipal.

Nesta escola foi instalado o primeiro laboratório do projeto Escolas Rurais Conectadas. A Zeferino Lopes recebeu conexão, bem como notebooks e tablets. Hoje, cada aluno tem o seu device, para que todos os estudantes e professores possam colocar seus projetos em prática. O laboratório também é equipado com impressora 3D, kits de robótica e placas de arduíno – elementos fundamentais para que todos pudessem vivenciar a cultura maker.

A cada três meses, a escola organiza uma Feira de Ciências, em que os estudantes têm a oportunidade de compartilhar os projetos desenvolvidos ao longo do ano com os colegas. A manifestação dos talentosos alunos já atraíram para a mostra representantes do Ministério da Educação, da Secretaria Municipal de Educação de Viamão e de parceiros do projeto, como a LEGO, Intel, UNESCO e Huawei.




Notícias

    


Acervo




Projetos



Pense Grande

O Programa Pense Grande, criado em 2013, tem como propósito difundir a […]



Inova Escola

O século XXI impõe novos desafios à nossa sociedade. A fim de […]



Escolas Rurais Conectadas

Atualmente, existem cerca de 67 mil escolas públicas do campo distribuídas nos […]