Movimento de Inovação na Educação

Na imagem, grupo de cinco crianças com mochilas nas costas correm pelo corredor de uma escola, com armários ao fundo

O Movimento de Inovação na Educação (MIE) nasce com a intenção de reunir instituições, escolas, profissionais, ativistas e iniciativas sociais que desenvolvam novas propostas frente a tradicionais formas de educar. O intuito é contribuir com a qualidade na educação, com a superação das desigualdades, com a transformação de contextos e com a garantia da aprendizagem e do desenvolvimento integral de todos e todas.

Para isso, a Fundação Telefônica Vivo, a Associação Escola Aprendiz e a Ashoka Empreendedores Sociais unem esforços para essa construção coletiva, a fim de apoiar organizações voltadas à educação de base que inovam em seus projetos pedagógicos no Brasil.

A criação do movimento passa pela retomada dos resultados do Mapa de Inovação e Criatividade, que identificou 178 iniciativas consideradas inovadoras e criativas dentro do programa Inovação e Criatividade na Educação Básica, de 2015, do Ministério da Educação (MEC) e atualmente é uma rede formada por instituições destacadas no mapa construído pelo MEC em 2015 e por outras iniciativas apoiadas pelos articuladores do Programa Inova Escola, da Fundação Telefônica Vivo; do Escolas Transformadoras e do Empreendedores Sociais Ashoka, ambos da  Ashoka.

Em breve uma plataforma completa será lançada com todas essas iniciativas. Cada uma estará localizada no Mapa de Iniciativas Inovadoras e  terá uma página com texto descritivo, conteúdos e links para suas páginas e redes sociais oficiais.

Reforçando o sentido de constante construção coletiva do MIE, a plataforma disponibilizará ainda um formulário para que outras instituições que se consideram inovadoras possam compartilhar suas experiências. Também será um centro de referência, com um espaço de reflexão e discussão sobre inovação, por meio de uma biblioteca com conteúdo para consulta, como publicações, vídeos e notícias.

Pense Grande

O Pense Grande é um programa de difusão da cultura do empreendedorismo […]

Escolas Conectadas

A Fundação Telefônica Vivo incentiva a formação à distância para educadores por […]