Juventude Conectada

banner_JUVENTUDE_CONECTADA_depois

Estamos na era da conexão. Uma geração de vidas unidas pela tecnologia que é, ao mesmo tempo, produtora e consumidora de informação e conteúdo. E neste ambiente de interação amplamente globalizado, o jovem surge como grande protagonista.

Mais do que entender as oportunidades e tendências do comportamento destes nativos digitais, investir em estudos e pesquisas sobre a juventude e a cultura digital é acreditar no poder transformador do conhecimento.

Inspirados por este pensamento, buscamos mais uma vez olhar para aqueles que fazem parte do futuro mais próximo de uma sociedade justa e inclusiva.

Apresentamos a Ed. 2 da Pesquisa Juventude Conectada.  A partir de entrevistas feitas com 1440 jovens de todas as regiões do Brasil em 2015, convidamos 10 especialistas para captar reflexões e tendências deste grupo de 15 a 29 anos, utilizando como base quatro grandes eixos que fazem parte da cultura digital: Comportamento, Educação, Ativismo e Participação Social e Empreendedorismo.

especialistas_VALE

A nova imersão trouxe descobertas importantes, como um crescimento de 102% no número de jovens que usam o celular como principal ferramenta de acesso à internet. Ou ainda, um aumento significativo nos chamados exploradores avançados (critério criado na Ed. 1 para distinguir os usuários das redes que possuem melhor domínio da ferramenta e, consequentemente, fazem mais atividades conectados).

Estes e outros dados poderão ser conferidos com detalhes nesta nova edição.
A publicação conta ainda com uma novidade: um estudo adicional sobre jovens com alta frequência de navegação, os chamados “hiperconectados”. Por meio da metodologia PerguntAção, na qual eles se tornaram autores de sua própria pesquisa sobre o ambiente e atividades online, o grupo trouxe contribuições relevantes sobre o que está por trás deste estilo de vida.

Assim como a Ed. 1 da Pesquisa Juventude Conectada, esperamos que a disseminação desta publicação inovadora provoque e inspire discussões sobre a nossa sociedade e, principalmente, contribua para mudar o mundo real por meio dos jovens e da tecnologia.

Faça o download da Ed. 2 aqui!




Notícias

    


Acervo




Projetos



Pense Grande

O Programa Pense Grande, criado em 2013, tem como propósito difundir a […]



Plinks

O Plinks é uma plataforma de aprendizagem lúdica-digital, criada para estimular alunos […]



Voluntariado Digital

A tecnologia tem proporcionado grandes mudanças na rotina da sociedade, como facilitadora […]