Formar

Jovens e formadores do programa Pense Grande estão sentados no chão em grupos, formando círculos.

Promove aos jovens, de diversas regiões brasileiras a oportunidade de vivenciar o empreendedorismo com impacto social e tecnologia digital dentro e fora do espaço escolar, inspirando-os a gerar soluções de negócio para problemas socioambientais e contribuindo para desenvolvimento de suas competências. Nessa frente, diversos atores desenvolvem o papel de multiplicador da Metodologia Pense Grande dentro e fora da escola: professores, jovens líderes, educadores sociais, facilitadores, monitores de Telecentro e Fab labs, dentre outros.

Metodologia Pense Grande: a metodologia do Pense Grande convida o jovem identificar problemas de sua comunidade e transformá-los em soluções de impacto social. São dez temas que trabalham conteúdos sobre Empreendedorismo, Tecnologia e Impacto Social, com conceitos e atividades “mão na massa” (#comofazer). O material é a base para as formações do Programa e seu diferencial está na sua estrutura flexível que permite adaptações a diversas realidades. O pdf completo da Metodologia está disponível para download da página do site do Pense Grande.

Formações Presenciais: Acontecem via multiplicadores dentro de escolas regulares em São Vicente (SP) e Sergipe, Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (ETECs) e espaços fora de escolas, como Fab Labs, organizações não governamentais, centros de formação e programas de estágio de Jovens Aprendizes. As formações são adaptáveis de acordo com a realidade de cada instituição e podem ser feitas de forma direta, por educadores do projeto, ou indireta, quando os professores das escolas são formados na metodologia do Pense Grande e replicam o conteúdo em sala de aula. Em alguns casos, as escolas já incorporaram a Metodologia do Pense Grande em suas grades curriculares.




Notícias


Acervo


Projetos



Escolas Conectadas

A Fundação Telefônica Vivo incentiva a formação a distância para educadores por meio […]



Inova Escola

Em linha com os desafios da atualidade para o desenvolvimento de uma […]



Programaê!

A programação e o pensamento computacional já são imprescindíveis no nosso dia […]