Aula Digital

O Projeto Aula Digital é uma iniciativa global da Fundação Telefônica e Fundação Bancária “La Caixa”, que visa criar melhores oportunidades para crianças na África, Ásia e América Latina, incorporando a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem.

No Brasil, o projeto deu seu primeiro passo em 2017, na cidade de Manaus, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Também está presente em 30 cidades do Estado de Sergipe, com a colaboração das Secretarias de Educação do Estado e dos Municípios, além de marcar presença no município de Viamão, no Rio Grande do Sul, beneficiando mais de 7.300 educadores e 202.000 estudantes brasileiros.

O Aula Digital oferece formação presencial continuada e em serviço a professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das Secretarias, além de disponibilizar acesso a um ambiente de aprendizagem e conteúdos pedagógicos digitais.

Em 2018, teve início mais uma etapa do projeto: a distribuição de kits tecnológicos nas escolas participantes, com notebook, tablets, roteador, projetor e tela de projeção. A entrega visa promover a personalização da aprendizagem e ampliar as oportunidades de inovação junto aos educadores.

Conheça as frentes de atuação do Projeto Aula Digital:

Formação Continuada

Imagem mostra professora usando computador

Por meio de formação presencial, buscamos ampliar o repertório dos educadores para criação de novos processos de ensino e aprendizagem, inspirando mais experiências educacionais. Na formação continuada são abordados temas como o papel do professor na educação do século XXI, gestão inovadora, revisão dos espaços, ambientes de aprendizagem, entre outros.

Se você se interessou pelos temas, pode cursá-los gratuitamente na Formação Inova Escola disponível na plataforma Escolas Conectadas.

Mão na massa

Imagem mostra professora usando tablet azul ao lado de quatro crianças

Formadores locais realizam visitas regulares às escolas para a formação em serviço, desempenhando um importante papel no acompanhamento do projeto junto aos educadores, de acordo com suas reais necessidades, apoiando-os, assim, no desenvolvimento de novas práticas.

Equipamentos
Imagem mostra professora usando tablet azul ao lado de quatro crianças

O Aula Digital disponibiliza acesso a conteúdos pedagógicos digitais em um ambiente de aprendizagem colaborativo e intuitivo, permitindo ao educador enriquecer suas aulas e acompanhar a aprendizagem de seus alunos. Os conteúdos estão distribuídos em 64 unidades de seis áreas distintas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Tecnologia, Vida Saudável, Maneiras de Pensar e Cidadania. Os equipamentos tecnológicos dinamizam este aprendizado, ajudando estudantes a buscarem novos conhecimentos e superarem desafios.

Imagem mostra o mapa mundi. Os locais onde o projeto Aula Digital está acontecendo é destacado

Logo do Profuturo traz a palavra Profuturo sublinhada em vermelhoLogo da Fundação Telefônica Vivo em azul e púrpuraLogo da Fundação La Caixa traz uma estrela em azul e vermelho