Voluntariado Digital

Com a tecnologia, estamos cada vez mais conectados e cientes do que acontece ao nosso redor e dos principais desafios que nos cercam. Encontramos informações sobre os mais variados assuntos e as acessamos por meio de vários dispositivos e plataformas.

Portanto, se o universo digital tem este papel de conexão e interação, por que não a utilizamos como ferramenta para estimular a prática solidária e a participação cidadã? Assim, o voluntariado digital promove experiências tão transformadoras quanto as tradicionais.

Com vantagens como flexibilidade e redução de custos de deslocamento, ações voluntárias que acontecem digitalmente podem ser realizadas sem limite de tempo e espaço, beneficiando milhares de pessoas ao longo de todo o ano.

A Fundação Telefônica Vivo acredita no poder transformador do uso da tecnologia para o voluntariado digital, e por isso desenvolve, incentiva e potencializa iniciativas digitais de cidadania. Conheça a seguir.

Game do Bem

Idealizado pela Fundação Telefônica Vivo no Brasil, o Game do Bem é um jogo online, interativo e colaborativo com práticas de cidadania para você fazer o bem a qualquer hora e em qualquer lugar.

Reconhecido internacionalmente, o Game do Bem foi vencedor do Prêmio Global de Voluntariado Corporativo 2018, na categoria “Melhor Prática Inspiradora”, entre mais de 100 indicações inscritas. O prêmio, idealizado pela Associação Internacional de Esforços voluntários (IAVE)  é voltado para empresas que se destacam na abordagem global do voluntariado corporativo por meio de estratégias adequadas aos seus valores, prioridades e cultura, e que apostam no voluntariado como ferramenta de transformação social.

Game do Bem conta com várias missões baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionadas à educação e tecnologia, cidadania digital, mobilidade urbana, empreendedorismo social e meio ambiente.

Ambientado em uma cidade virtual, podem participar do Game do Bem colaboradores do Grupo Telefônica, familiares ou amigos convidados.

Para participar é muito simples:

1. Acesse: www.gamedobem.com.br;
  2. Clique em novo cadastro;
  3. Realize, ao menos, duas missões que estão no menu “missões” ou na home da página em “missões sugeridas”;
  4. Siga as instruções descritas em cada missão para concluí-las. Após a realização, elas serão analisadas e aprovadas.

Você ganhará pontos em cada missão e sempre poderá visualizar sua colocação no ranking geral do site.

Acesse o site e comece a jogar. Suas ações fazem a diferença!

• Imagens mostram tela do Game do Bem e de dois vencedores do jogo com Luanda de Lima Sabença, gerente de Comunicação e Voluntariado
    Game conta com mais de 100 desafios baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
    Uma das vencedoras do Game do Bem com a gerente de Comunicação e Voluntariado, Luanda de Lima Sabença
    Vencedor posa com Luanda de Lima Sabença, gerente de Comunicação e Voluntariado

Financiamento Coletivo – crowdfunding

Para viabilizar a prática social digital, foi criado o canal Juntos.com.vc, de financiamento coletivo – crowdfunding – que reúne os projetos apoiados pelos seus Comitês de Voluntariado em todo Brasil. Assim, ampliamos as possibilidades de participação e engajamento da sociedade, que pode contribuir com transformações reais de forma virtual.

Durante todo o ano essa ferramenta fica disponível para o comitê utilizar em suas ações estratégicas de engajamento de voluntariado. É mais uma forma de facilitar a participação da comunidade para espalhar o bem.

• Imagem da plataforma Juntos traz fotos que ilustram os projetos apoiados pelos comitês de voluntariado
    Canal de financiamento coletivo reúne projetos apoiados pelos Comitês de Voluntariado em todo o país
    A Associação Dar a Mão, de Curitiba (PR), uma das organizações que integram a plataforma Juntos, tem como missão criar uma rede de apoio para pais, familiares e crianças com agenesia de membros (atrofia de órgãos)

Livro Voluntariado Digital

O livro Voluntariado Digital analisa o papel da tecnologia no mundo contemporâneo e seus reflexos na prática do voluntariado.

A publicação, fruto de uma pesquisa feita em três países sobre o crescimento da cultura online e do voluntariado digital, mostra oportunidades e tendências de um mundo cada vez mais conectado.

Ao todo, o livro traz 100 iniciativas e conta como elas afetam positivamente a potência do voluntariado digital como um forte aliado do voluntariado presencial.

Quer saber mais? Clique e faça o download gratuito do livro Voluntariado Digital.

Imagem mostra capa do livro Voluntariado Digital: uma mão segurando um celular onde há um coração
A publicação mostra oportunidades e tendências de um mundo cada vez mais conectado

Pense Grande

O Programa Pense Grande da Fundação Telefônica Vivo é uma iniciativa que […]