Voluntariado Digital

Com a tecnologia, estamos cada vez mais conectados e cientes do que acontece ao nosso redor e dos principais desafios que nos cercam. Encontramos informações sobre os mais variados assuntos e as acessamos por meio de vários dispositivos e plataformas.

Portanto, se o universo digital tem este papel de conexão e interação, por que não a utilizamos como ferramenta para estimular a prática solidária e a participação cidadã? Assim, o voluntariado digital promove experiências tão transformadoras quanto as tradicionais.

Com vantagens como flexibilidade e redução de custos de deslocamento, ações voluntárias que acontecem digitalmente podem ser realizadas sem limite de tempo e espaço, beneficiando milhares de pessoas ao longo de todo o ano.

A Fundação Telefônica Vivo acredita no poder transformador do uso da tecnologia para o voluntariado digital, e por isso desenvolve, incentiva e potencializa iniciativas digitais de cidadania. Conheça a seguir.

Game do Bem

É possível exercitar o voluntariado de forma online e por meio de um jogo. Idealizado pela Fundação Telefônica Vivo no Brasil, o Game do Bem é um jogo online, interativo e colaborativo de exercício da cidadania, um dos mais importantes valores do Grupo.

logo iave small-300x141Reconhecido internacionalmente, o Game do Bem foi vencedor do Prêmio Global de Voluntariado Corporativo 2018, na categoria “Melhor Prática Inspiradora”, entre mais de 100 indicações inscritas. O prêmio, idealizado pela Associação Internacional de Esforços voluntários (IAVE)  é voltado para empresas que se destacam na abordagem global do voluntariado corporativo por meio de estratégias adequadas aos seus valores, prioridades e cultura, e que apostam no voluntariado como ferramenta de transformação social.

O Game do Bem conta com mais de 100 desafios baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionados a educação e tecnologia, cidadania digital, mobilidade urbana, empreendedorismo social e meio ambiente.

Ambientado em uma cidade virtual, podem participar do Game do Bem colaboradores do Grupo Telefônica, familiares ou amigos convidados.

Basta acessar o site ou baixar o aplicativo e se engajar!

• Imagens mostram tela do Game do Bem e de dois vencedores do jogo com Luanda de Lima Sabença, gerente de Comunicação e Voluntariado
    Game conta com mais de 100 desafios baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
    Uma das vencedoras do Game do Bem com a gerente de Comunicação e Voluntariado, Luanda de Lima Sabença
    Vencedor posa com Luanda de Lima Sabença, gerente de Comunicação e Voluntariado

Financiamento Coletivo – crowdfunding

Para viabilizar a prática social digital, foi criado o canal Juntos.com.vc, de financiamento coletivo – crowdfunding – que reúne os projetos apoiados pelos seus Comitês de Voluntariado em todo Brasil. Assim, ampliamos as possibilidades de participação e engajamento da sociedade, que pode contribuir com transformações reais de forma virtual.

Durante todo o ano essa ferramenta fica disponível para o comitê utilizar em suas ações estratégicas de engajamento de voluntariado. É mais uma forma de facilitar a participação da comunidade para espalhar o bem.

• Imagem da plataforma Juntos traz fotos que ilustram os projetos apoiados pelos comitês de voluntariado
    Canal de financiamento coletivo reúne projetos apoiados pelos Comitês de Voluntariado em todo o país
    A Associação Dar a Mão, de Curitiba (PR), uma das organizações que integram a plataforma Juntos, tem como missão criar uma rede de apoio para pais, familiares e crianças com agenesia de membros (atrofia de órgãos)

Livro Voluntariado Digital

O livro Voluntariado Digital analisa o papel da tecnologia no mundo contemporâneo e seus reflexos na prática do voluntariado.

A publicação, fruto de uma pesquisa feita em três países sobre o crescimento da cultura online e do voluntariado digital, mostra oportunidades e tendências de um mundo cada vez mais conectado.

Ao todo, o livro traz 100 iniciativas e conta como elas afetam positivamente a potência do voluntariado digital como um forte aliado do voluntariado presencial.

Quer saber mais? Clique e faça o download gratuito do livro Voluntariado Digital.

Imagem mostra capa do livro Voluntariado Digital: uma mão segurando um celular onde há um coração
A publicação mostra oportunidades e tendências de um mundo cada vez mais conectado

Pense Grande

O Pense Grande é um programa de difusão da cultura do empreendedorismo […]