Programaê!

Lançado em 2014, o Programaê! é um movimento que trabalha pela construção de conhecimento e disseminação da linguagem de programação. Valoriza principalmente o uso do pensamento computacional em práticas pedagógicas que favorecem o protagonismo de professores, crianças e jovens.

Criada em parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e a Fundação Lemann, a plataforma agrega cursos e conteúdos gratuitos de programação desenvolvidos por parceiros internacionais de renome, como Scratch e Code.org.

Além disso, proporciona uma aprendizagem significativa e alinhada com as competências da Base Nacional Comum Curricular e com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas.

Atuação em rede

Em 2017, o movimento cresceu com o objetivo de auxiliar redes de ensino e escolas a desenvolverem um currículo que contemple o pensamento computacional e fortaleça a autonomia e o protagonismo dos estudantes.

Assim surgiu a Rede Programaê!, um grupo que se baseia em experiências individuais de sucesso para ajudar a fortalecer a cultura digital na rede pública de todo o país. A rede reúne alunos, professores e gestores de escolas públicas, acadêmicos e pesquisadores, representantes de movimentos sociais, makers e hackers de todas as regiões do Brasil.

O trabalho conjunto, a partir dos encontros realizados pela iniciativa, resultou na publicação do Programaê!: Um Guia para Construção do Pensamento Computacional, que apresenta conceitos para a alfabetização digital, metodologias, casos e ideias de aplicação prática do pensamento computacional, organizado a partir de diferentes perspectivas.

Visite o Portal Programaê! e conheça ferramentas inspiradoras e acessíveis para quem tem a curiosidade de mergulhar no mundo dos códigos ou planejar aulas mais conectadas com o mundo digital.

Pense Grande

O Programa Pense Grande da Fundação Telefônica Vivo é uma iniciativa que […]

Inova Escola

Em linha com os desafios da atualidade para o desenvolvimento de uma […]