Programaê!

A programação e o pensamento computacional já são imprescindíveis no nosso dia a dia, especialmente para os jovens brasileiros. Precisamos cada vez mais trabalhar com as habilidades especificas da área de pensamento computacional, mas carecemos de referências para o desenvolvimento de tais habilidades.

Diante disso, o Programaê! apresenta uma proposta com conteúdo e oficinas que potencializam debates sobre esses temas .

Iniciativa realizada pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Fundação Lemann, o Programaê! visa disseminar o pensamento computacional – como organização de informações, abstração e solução de problemas simples e complexos – e multiplicar experiências educativas de programação entre professores e educadores, aproximando este universo de crianças e jovens de todo o Brasil.

O Programaê! convida os educadores e alunos a vivenciarem um processo de construção da aprendizagem a partir de conceitos como abstração, reconhecimento de padrões e uso de lógica. É uma iniciativa que facilita a introdução da linguagem de programação e o pensamento computacional nas práticas pedagógicas, garantindo subsídios para que os alunos sejam protagonistas desse processo.

Além disso, proporciona uma aprendizagem significativa em consonância com a competências da Base Nacional Comum Curricular e com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável estabelecida pela Organização das Nações Unidas.

Conheça o Portal Programaê!, que concentra plataformas e referências em programação e pensamento computacional em língua portuguesa! O portal reúne ferramentas simples, inspiradoras e acessíveis a quem deseja aprender, se aprofundar ou ensinar o tema!

Pense Grande

O Pense Grande é um programa de difusão da cultura do empreendedorismo […]

Inova Escola

Em linha com os desafios da atualidade para o desenvolvimento de uma […]