Programaê!

programae

Programar é ensinar o computador a fazer o que quisermos que ele faça. É a máquina que aprende com o humano a realizar tarefas incríveis e não o contrário. Para isso, os dois precisam falar a mesma linguagem: a da programação, que pode ser aplicada em diversas áreas do nosso dia a dia, em âmbito pessoal e profissional. O conhecimento digital já é considerado diferencial como habilidade de carreira, mesmo que a posição não implique em contato com códigos-fonte e conteúdo específico.

Considerado o sétimo maior mercado de tecnologia no mundo, o Brasil vem ganhando espaço e tem uma boa perspectiva de cenário para 2015, a partir de investimentos em economia digital como softwares, serviços e dados móveis. Pesquisas estimam que, apesar da desaceleração da economia, o país terá um investimento em tecnologia da informação de cerca de US$ 125,3 bilhões, este ano. O número representa um crescimento de cerca de 5,7% sobre os US$ 118,5 bilhões projetados para 2014.

Estamos na era da transformação digital e é fundamental que a sociedade esteja inserida neste contexto. Somos grandes consumidores de tecnologia e devemos considerá-la peça chave para impulsionar o desenvolvimento de empresas, órgãos e serviços em geral, apesar de perceber ao redor que ainda há muitos obstáculos para que este universo seja claro e sem barreiras. Para desmistificar a ideia de que programar é um desafio e uma habilidade para poucos, nasceu o Programaê!

O Programaê! é um movimento cultural, criado em parceria com a Fundação Lemann, em prol da disseminação do tema programação, que dá a jovens a oportunidade de adquirir conhecimento técnico no tema, para que, no futuro, eles possam aplicar o aprendizado tecnológico em prol de benefícios para a sociedade e para si, seja na criação de aplicativos, sites ou outras ferramentas tão presentes no nosso cotidiano.

portal é o coração do projeto, por meio desse canal de informações, todas as pessoas têm a oportunidade de acessar os conteúdos gratuitos e aprender. La estão disponíveis diversos materiais sobre programação, cursos, eventos, ações em escolas e debates sobre o tema. O projeto conta com diversos parceiros de conteúdo, responsáveis pelos cursos online. São eles: Code.org, Code Academy, Khan, Fábrica de Aplicativos e Scratch.

O acesso é gratuito e não é necessário ter conhecimento prévio na área. Clique nas abas e saiba mais sobre os desdobramentos do Programaê!.

Pense Grande

O Programa Pense Grande, criado em 2013, tem como propósito difundir a […]

Plinks

O Plinks é uma plataforma de aprendizagem lúdica-digital, criada para estimular alunos […]