Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Brincar, estudar, viver… Trabalhar só quando crescer.

Olá, meu nome é Claudia, sou coordenadora pedagógica numa escola municipal e durante o curso trabalhei com o mesmo projeto sob duas perspectivas e em parceria com professores do 4º e 5º anos do ensino fundamental.

O trabalhado realizado com o 4º ano foi referente ao material: Brincar, estudar, viver… Trabalhar só quando crescer.

Antes de utilizar o material propriamente dito, trabalhamos com alguns materiais para produção de texto, referentes à vida da criança. O primeiro foi: “O que é ser criança”, trabalhamos com a leitura das imagens e em seguida fizemos um comentário sobre a mesma. Também trabalhei com o texto de “Direitos e deveres da criança” onde foi bastante questionado a questão dos direitos e da relação: trabalhos realizados em parceria com a família (obrigações domésticas e ajuda na organização de espaços) X trabalho como obrigação e responsabilidade só das crianças. Neste momento deixamos que falassem de toda a realidade em que viviam e apresentassem o seu conhecimento prévio sobre o assunto. Após este debate, eles conseguiram esclarecer várias dúvidas.

Posteriormente, trabalhamos com a música de Toquinho e Elifas Andreato “É bom ser criança” e os textos: “Crianças de outros tempos e lugares,” “ouvindo histórias de outras épocas” e alguns trechos do ECA. A partir de inúmeras discussões e registros questionamos: “Para você, o que é ser uma criança brasileira?” As respostas foram representadas através de desenhos e escrita.

Finalizamos o trabalho com o material “Brincar, estudar, viver… trabalhar só quando crescer.” E com um trecho retirado do livro do jornalista Gilberto Dimenstein “O cidadão de papel” (1994). As produções referentes a esta turma foram: desenho e pintura e produções textuais. Adorei trabalhar com o tema!

Relato de atividade realizada com alunos do 4º ano sobre o tema: Trabalho Infantil