A Escola no Combate ao Trabalho Infantil ( ECTI )

30 de novembro de 2016

 

A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI) é um curso totalmente online, voltado para educadores e desenvolvido desde 2012 pela Fundação Telefônica  em parceria com o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (CEATS).

O objetivo principal do ECTI é contribuir com a efetivação da Lei 11.525/07, que incluiu no currículo do Ensino Fundamental conteúdos que tratam dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Essa capacitação ainda tem o intuito de ajudar a fortalecer uma cultura de respeito aos direitos humanos nas escolas participantes, em especial no que diz respeito ao trabalho infantil, contribuindo assim com o combate à exploração da mão de obra de crianças e adolescentes.

Como funciona

O ECTI foi desenvolvido por especialistas em Educação e em Direitos da Criança e do Adolescente, utilizando-se de diversas ferramentas de educação à distância, como videoaulas, fóruns, chats, entre outras. O curso aborda diversos assuntos em torno do tema central que é o trabalho infantil. São eles: aspectos históricos dos direitos da criança e do adolescente e suas relações com a exploração e aceitação do trabalho infantil; os princípios do ECA e dos direitos da criança e do adolescente; questões fundamentais sobre o trabalho infantil; ação do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente no combate ao trabalho infantil; a participação e o protagonismo infantojuvenil no combate ao trabalho infantil; e projetos pedagógicos em ações relacionadas ao trabalho infantil.

O curso possui seis módulos e cada um deles contém atividades fundamentadas em quatro eixos: Conteúdos Básicos, Ações Pedagógicas, Boas Práticas e Mobilização. Dessa maneira, oferece bases conceituais, propostas de ação e exemplos de resultados positivos de ações pedagógicas, incentivando os educadores a aplicar as propostas na escola, durante o curso, compartilhando resultados e experiências no Promenino. Para ser aprovado, o aluno deve obter desempenho igual ou superior a 70% nas avaliações online dos cinco primeiros módulos, além de desenvolver um projeto de ação pedagógica voltado para a temática. Os aprovados recebem um certificado de participação da Faculdade FIA de Administração e Negócios, mantida pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

 



4 comentários sobre “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil ( ECTI )”

  1. Aécio disse:

    Olá, participei do curso: A escola no combate ao trabalho infantil, compreendido entre 28 de Agosto a 19 de Novembro de 2014, com carga horária de 60 horas, onde recebi meu certificado. Precisei de carga horária na faculdade e o levei para computação de ACO e perderam meu certificado, teria como eu receber um outro tenho apenas uma cópia do q eu tinha, gostaria de saber pro favor, grato!

    1. aprendiz disse:

      Olá, caro leitor. Obrigada pela mensagem. Entraremos em contato com você por e-mail para mais informações

  2. Rosemary Ap. Prudencio Martins de Oliveira disse:

    Boa tarde! Quero continuar participando dos cursos oferecidos referentes ao eca, mas me aposentei do Estado e não fico mais sabendo dos cursos. Hoje trabalho na rede Municipal da minha cidade. Por favor, me informe. Assim como eu, muitos colegas gostariam também de realizar estes cursos. Obrigada!

    1. aprendiz disse:

      Olá, cara leitora! Obrigada pela mensagem. Caso precise do material físico, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) talvez possa ajudá-lo a conseguir os exemplares. Informações, telefones e e-mails no link a seguir: https://goo.gl/atQNE6. Sugerimos também o site Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil ( que disponibiliza material completo sobre o ECA e outras leis.

Deixe uma resposta aqui